O Presidente da República condecorou Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora entre 2014 e 2022, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. A cerimónia decorreu no dia 16 de maio, no Palácio de Belém, Lisboa.

Ana Costa Freitas confidenciou que este reconhecimento “foi uma surpresa que recebeu com uma alegria enorme e um privilégio. Agradeço ao Senhor Presidente da República a distinção que me concedeu, bem como as palavras elogiosas que proferiu e com as quais me emocionei” começou por referir Ana Costa Freitas. “Mas esta condecoração, embora concedida a título pessoal, é também da Academia TODA, porque ninguém lidera sozinho; a decisão final é solitária, mas fruto do que ouvimos, discutimos e conversamos, e foi a Academia, no seu todo, que, tal como referiu o Presidente, se afirmou internacionalmente, nacionalmente e na região” realçou a antiga Reitora da UÉ

“E aqui cumpre-me um agradecimento a todos os autarcas do Alentejo, sem exceção, e ao Sr. Presidente da Câmara de Évora, Dr. Carlos Pinto de Sá, sempre dialogante, solidário e colaborante. Por fim agradeço às equipas reitorais que comigo trabalharam, às AAUE e a todos os estudantes que me permitiram “crescer”; à minha administradora, Dra. Cesaltina Frade, que me permitiu, pela confiança, dedicação e eficiência, poder dormir sem grandes sobressaltos, à minha Chefe de Gabinete, Dra. Fátima Alexandrino, que me acompanhou nas noites, nas madrugadas e por vezes nos fins de semana, e claro, ao meu braço direito e esquerdo a Professora Doutora Ausenda Balbino” destacou Ana Costa Freitas que liderou a UÉ durante dois mandatos, confidenciando sentir-se “orgulhosa (muito orgulhosa) e gostava que todos estivessem também! Obrigado pelos 8 anos em que me acompanharam”.

 Recorde-se que a Ordem da Instrução Pública destina-se a galardoar altos serviços prestados à causa da educação e do ensino.

Fonte: Universidade de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da UÉ reforça vontade de abrir curso de Medicina

Foi no dia 22 de abril que a Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano (ESDH) da Universida…