“Alertar a comunidade para a problemática de todo o tipo de violência exercida contra as mulheres” é um dos principais objetivos da exposição “Rostos com Voz”, que vai estar patente no átrio da Câmara Municipal de Évora, entre 9 e 13 de setembro.

Esta é uma iniciativa do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Évora, no âmbito do Modelo Integrado no Policiamento de Proximidade, e do Município de Évora

As duas entidades unem-se assim “para alertar a comunidade para a problemática de todo o tipo de violência exercida contra as mulheres, mas também para a necessidade de políticas globais que denunciem e erradiquem este flagelo”, pode ler-se na nota de imprensa da PSP de Évora.

Segundo a mesma fonte, “esta mostra inclui painéis com rostos de mulheres que aceitaram dar voz a esta causa, representando muitas outras que são vítimas de violência”, especificando que essa violência pode ser “física, sexual, psicológica, económica ou social”.

A par disso, a PSP de Évora referiu que “a exposição ‘Rostos com Voz’ pretende ainda relembrar que este problema não se limita à violência doméstica, englobando também todas as formas de assédio sexual, a perseguição, a mutilação genital feminina ou o próprio casamento forçado”.

Para os promotores, “a violência de género tornou-se uma questão global, que afeta essencialmente mulheres”, sublinhando que “trata-se de um problema social presente no nosso país e que se manifesta nas mais diversas formas, desde a mutilação genital feminina ao próprio casamento forçado”.

Nesse sentido, a PSP deixa “um especial reconhecimento e agradecimento a todas as mulheres que aceitaram dar ‘voz’ a esta causa”, considerando que “poderá contribuir para dar ‘voz’ a muitas mais mulheres que são vítimas de violência”.

Na mesma nota de imprensa é ainda realçado que “esta iniciativa foi iniciada em 2021, pelas Equipas de Proximidade e Apoio à Vítima e Programa Escola Segura do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, com o apoio das freguesias de Campo de Ourique, Estrela, Ajuda, Alcântara e Belém”.

Autor: Redação DS / Marina Pardal
Foto: PSP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

ASAE fiscaliza 2.617 operadores económicos em operação de controlo de transporte de mercadorias – Operação Mercanzia

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, entre o final do dia 10 e…