Foi no âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Voluntários, assinalado a 5 de dezembro, que foi apresentada em Évora a versão portuguesa do Plano para o Voluntariado Europeu 2030, numa sessão realizada no Palácio D. Manuel, por iniciativa da Fundação Eugénio de Almeida (FEA).

Este documento foi dado a conhecer precisamente pela FEA e por Gabriella Cívico, diretora executiva do Centro Europeu de Voluntariado, entidade que produziu este documento com a participação de várias organizações de voluntariado europeias.

Em nota de imprensa enviada ao Grupo Diário do Sul, a FEA explicou que “este é um documento estruturante para reforço das políticas públicas de voluntariado na Europa”, acrescentando que “este plano foi agora disponibilizado em língua portuguesa para todo o mundo lusófono”.

A mesma fonte adiantou que “o Plano de Voluntariado Europeu decorre de um projeto blueprint da Comissão Europeia, promovido no âmbito do décimo aniversário do Ano Europeu de Voluntariado 2011”, especificando que “nesse ano publicou-se o primeiro documento estratégico sobre voluntariado europeu, a Agenda Política para o Voluntariado na Europa de 2011”.

Revelou também que “este plano assenta em cinco principais eixos – Compromisso Independente e Inclusivo; Novos Voluntários e Novas Metodologias; Empoderamento; Reconhecimento do Contributo do Voluntariado; Recursos e Coordenação”, sustentando que “constitui-se como uma ferramenta adicional para apoio e orientação de todos os atores do ecossistema de voluntariado que trabalham, no dia-a-dia, na promoção de voluntariado na Europa”.

A par desta apresentação, o evento realizado em Évora “contou ainda com um debate sobre Voluntariado e Juventude, que envolveu mais de uma centena de jovens, e um debate sobre Fazer Voluntariado em Évora, dirigido a voluntários, técnicos e responsáveis de organizações”, referiu a mesma fonte.

Destacou ainda que “a equipa da FEA divulgou o perfil do voluntário em Évora”, concluindo-se que, “maioritariamente, o voluntário em Évora é do género feminino, tem mais de 45 anos de idade, possui licenciatura, está empregado e prefere realizar voluntariado social ou cultural, cerca de 3 horas por semana”.

É ainda de salientar que a FEA promove, “desde 2001, um amplo Programa de Voluntariado baseado no conhecimento e na qualificação, com vários projetos no terreno, dinamizando um Banco Local que mobiliza, todos os anos, cerca de 500 voluntários para um conjunto de 30 organizações promotoras de voluntariado de diferentes áreas temáticas”, pode ler-se na mesma nota de imprensa.

Autor: Redação DS / Marina Pardal
Foto: FEA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Encontro de Populações Especiais na Piscina Coberta de Montemor-o-Novo

A segunda iniciativa, no âmbito dos Encontros de Populações Especiais na Piscina Coberta M…