A “Eborae Mvsica”- Associação Musical de Évora informa que nos dias 15 e 16 de junho, se realiza a masterclass de flauta transversal, orientada por Rui Paulo Sousa, no Convento dos Remédios, Av. de S. Sebastião, em Évora.

Esta masterclass, pretende dar a conhecer o instrumento e sua utilização. Pretende qualificar a execução instrumental através de trabalho de conjunto e individual com cada participante, com execução de obras e identificação de possíveis correções, desde a postura ao uso do instrumento. Pretende-se proporcionar momentos de partilha entre os participantes.

Tem como destinatários pessoas de qualquer idade que toquem este instrumento há, pelo menos, dois anos.

Rui Paulo Sousa: natural do Porto, estudou nesta cidade no Conservatório e na Escola Superior de Música, estudou em Paris e na Holanda, onde concluiu a Licenciatura em Flauta na Faculdade de Música da Escola Superior de Artes, em Zwolle. Completou o Mestrado em Psicologia da Música na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.De entre os vários professores com quem realizou masterclasses, destacam-se os nomes de Aurèle Nicolet, Robert Dick, Harrie Starreveld, Karl-Heinz Zoller, Kathinka Pasveer ou Brooks de Wetter-Smith.Foi premiado nos Concursos da Juventude Musical Portuguesa e Prémio Jovens Músicos. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.Atuou a solo com a Orquestra Sinfónica do Porto, colaborou com o Grupo Música Nova e com a Orquestra do Norte. Fez parte da O.F.F. (Orchestre Français de Flûtes), com a qual gravou dois discos e da Orquestra Holandesa de Flautas. Gravou para a RTP e RDP.Foi professor de Flauta na Escola Profissional Artística do Alto Minho, lecionou no Instituto Piaget, no curso de Educação Musical. Atualmente é professor de Flauta na Escola de Música Óscar da Silva.Tem artigos seus publicados nas revistas Música, Psicologia e Educação e Revista de Educação Musical. Apresentou uma comunicação na VII Escola de Outono, organizada pelo CIPEM.Fez parte do júri do Concurso de Instrumentos de Sopro “Terras de La-Salette”, e ministrou masterclasses em Viana do Castelo, Paredes e na Jobra.Vários dos seus alunos obtiveram prémios em concursos nacionais e internacionais e ocupam hoje lugares de destaque em orquestras portuguesas e estrangeiras e lecionam em escolas de música por todo o país.Encontra-se a realizar Pós-Graduação em Neurociências da Música, na Universidade Católica de Lisboa.

Estas atividades são organizadas pela Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes, pelo Ministério da Educação e pela Câmara Municipal de Évora. Apoios: Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana, A Defesa, O Registo.

Fonte: Nota de Imprensa / Eborae Mvsica

Secção de comentários fechada.

Veja também

Ricardo Ribeiro “levou” Zeca Afonso à Feira de São João

O fadista Ricardo Ribeiro levou as músicas de Zeca Afonso à Feira de São João, no espetácu…