Na sequência do relatório apresentado pela Associação Évora 2027, e da reunião com o painel de peritos realizada a 18 de junho de 2025, foi publicado pela Comissão Europeia o Segundo Relatório de Monitorização sobre Évora_27 – Capital Europeia da Cultura, que afirma que a gestão da iniciativa “está no caminho certo”.

Com conclusões extremamente positivas, e reconhecendo o considerável atraso na execução da iniciativa, o painel assinala “progressos notáveis” em áreas cruciais como a consolidação da equipa central, a definição do programa artístico e o estabelecimento de parcerias a nível nacional e internacional.

De acordo com o painel de especialistas, desde a primeira reunião de monitorização, Évora_27 demonstrou uma trajetória positiva, assente na capacidade de adaptação e superação de obstáculos, nomeadamente “na resposta aos atrasos iniciais provocados por mudanças na liderança e pela reestruturação administrativa. A nomeação dos Diretores Executivo e Artístico, bem como a progressiva operacionalização de mecanismos essenciais como a monitorização, os concursos públicos e a comunicação, representam marcos decisivos.”

O painel destaca ainda a importância do legado da Capital Europeia da Cultura para além do ano de 2027, considerando que este foi um dos fatores determinantes para a escolha de Évora. Nesse sentido, o relatório enfatiza que “o programa de infraestruturas assume particular importância, especialmente no que diz respeito à regeneração do património, dado que Évora é um Património Mundial da UNESCO”.

Finalmente, o relatório reconhece o empenho sólido e a dedicação da estrutura de Évora_27, sublinhando o seu papel determinante na concretização das metas estabelecidas. O painel “reconhece o trabalho consistente e focado da equipa e regista com apreço que Évora_27 está no caminho certo. É evidente que a equipa está preparada e comprometida com o que é necessário realizar, o que é simultaneamente encorajador e promissor para o futuro.”

Para a Associação Évora 2027, esta avaliação reforça a confiança no caminho construído e traduz-se na motivação para continuar o trabalho com grande sentido de responsabilidade, com vista à concretização de uma Capital Europeia da Cultura participativa, verdadeiramente transformadora e com impacto duradouro na cidade, na região e no país.

Évora_27 conquistou o título de Capital Europeia da Cultura no dia 7 de dezembro de 2022. Pela primeira vez em Portugal, a nomeação resultou de um concurso entre várias cidades candidatas e de um projeto coletivo regional. Sob o lema do “VAGAR, uma outra arte de existência”, Évora_27 propõe um novo paradigma para o mundo, baseado no respeito pelo valor do tempo, assente em pilares essenciais europeus: a defesa da paz, da democracia, da diversidade e da sustentabilidade ecológica. O compromisso de Évora_27 é construir um caminho sólido de afirmação das pessoas, da cultura e da identidade alentejanas – até 2027 e mais além.

Fonte: Nota de Imprensa / Associação Évora 2027
Fotos oficiais do emissário

Veja também

Évora: LEIDEN no Armazém 8 no dia 10 de Outubro às 21h30

Um concerto intimista e vibrante, onde LEIDEN apresenta pela primeira vez em Portugal o se…