OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural

Faro subiu ao terraço e olhou para si mesmo! Edição deste ano Faro Rooftop Festival – Açoteia – foi, mais uma vez, mais do que uma mera celebração da cultura. Foi um convite a redescobrir a cidade de cima – a vê-la de forma diferente, a questionar como usamos os nossos espaços e a imaginar novas possibilidades.

Mais de 10.000 visitas foram registadas em 30 terraços e coberturas, onde mais de 200 atividades se desenrolaram em apenas dois dias – de shows e instalações a palestras e eventos comunitários.

O que torna este festival único não é apenas a vista – é a colaboração. Mais de 20 associações locais cocriaram esta edição, provando mais uma vez que a cultura funciona melhor quando é construída em conjunto.

Explorar telhados, terraços e coberturas significa descobrir partes escondidas das próprias cidades – espaços muitas vezes ignorados, mas que têm um imenso potencial. Os telhados podem ser mais do que estruturas; são plataformas de sustentabilidade, criatividade e relacionamento social.

O festival não teria atingido este nível sem a rede European Creative Rooftop Network, um projeto liderado pelo Município de Faro nos últimos quatro anos. Ajudou a moldar uma visão para o uso cultural dos telhados urbanos em todo o continente.

Açoteia não é apenas sobre o que acontece acima – é sobre o que muda abaixo.

Edição e adaptação de João Palmeiro com Bruno Inácio . CMFaro

Veja também

Évora: LEIDEN no Armazém 8 no dia 10 de Outubro às 21h30

Um concerto intimista e vibrante, onde LEIDEN apresenta pela primeira vez em Portugal o se…