OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural
Ihor Terekhov, presidente da câmara de Kharkiv, e a cidade de Turim foram anunciados como os vencedores do Eurocities Awards 2025. Ambos os vencedores demonstraram dedicação excepcional para enfrentar as crises mais urgentes da sociedade, enquanto trabalham para construir um futuro justo e resiliente para todos.
Este ano, os Eurocities Awards foram reinventados. As cidades membros da Eurocities apresentaram não apenas projetos urbanos excepcionais, mas também as pessoas incríveis que impulsionam mudanças transformadoras em nossas cidades.
O primeiro Prémio Heróis da Cidade reconheceu políticos e funcionários municipais pela sua liderança ou iniciativas excecionais, a nível local ou europeu. Os líderes locais inspiradores nomeados foram Emil Boc, presidente da Câmara de Cluj-Napoca, Ihor Terekhov, Presidente da Câmara de Kharkiv, e Markku Markkula, Presidente da Região de Helsínquia-Uusimaa e Vice-Presidente do Comité das Regiões Europeu.
O Prêmio Iniciativa Cidade Inspiradora destacou cidades que estão criando oportunidades e investindo na prosperidade de longo prazo para seus residentes. O segundo lugar nesta categoria foi concedido aos centros comunitários escolares de Gotemburgo que apoiam crianças e suas famílias, e o terceiro lugar foi para os restaurantes comunitários de Nice que lidam com o isolamento de idosos. Os outros finalistas foram o centro de reabilitação de Gaziantep para sobreviventes do terremoto turco e o modelo The Finnish Alliance da C6 Finland, apoiando a cooperação entre o governo da Finlândia e suas seis maiores cidades.

Representantes da cidade de Kharkiv recebem o Prêmio Eurocities ‘City Heroes’ em nome de Ihor Terekhov, presidente da camara de Kharkiv
Vencedor do Prêmio City Heroes:
O presidente da camara Ihor Terekhov foi escolhido pela extraordinária dedicação e liderança excecional que demonstrou ao guiar a cidade ucraniana de Kharkiv durante a guerra russa. Apesar dos bombardeios constantes e da proximidade da cidade com a fronteira russa, ele garantiu a continuidade dos serviços essenciais para os 1,3 milhão de habitantes de Kharkiv. Suas iniciativas, incluindo as únicas escolas subterrâneas da Ucrânia e transporte público gratuito, fizeram de Kharkiv um símbolo de resiliência e inovação diante da guerra.
Ao receber o seu prémio, Ihor Terekhov, Presidente da Câmara de Kharkiv, disse: “É uma grande honra para mim receber este Prémio Eurocities, mas quero sublinhar que não me pertence pessoalmente, pertence a toda a cidade de Kharkiv e a todos os cidadãos. É um reconhecimento de nossos esforços conjuntos, nossa resiliência e unidade. Este é o resultado do apoio que recebemos das cidades da Europa durante a guerra.”
Vencedor do Prêmio Iniciativa Cidade Inspiradora:
Turim foi selecionada pelo seu projeto ToNite, que transformou a segurança noturna na área do rio Dora, antes negligenciada da cidade. Ao combinar regeneração urbana com inovação social, o projeto tornou os espaços públicos mais seguros e acolhedores para a comunidade local. Criou um ‘campus ao ar livre’ para os alunos, transformou um local abandonado em um playground familiar e melhorou as margens do rio com nova iluminação e mobiliário urbano. A ToNite também apoiou projetos propostos pela comunidade envolvendo mais de 30.000 pessoas, fortalecendo a inclusão social e construindo um senso de comunidade mais forte.
Daniela Silvi, Chefe de Relações Internacionais da Cidade de Turim, disse “Gostaríamos de expressar nossa gratidão e agradecimento por este reconhecimento que celebra a dedicação de nossa comunidade em cocriar soluções que priorizem a equidade, a inclusão social, a inovação e a sustentabilidade. Das nossas raízes industriais ao nosso papel atual como laboratório vivo para a experimentação urbana, Turim transformou desafios em oportunidades, tornando-se Capital Europeia da Inovação 2024-2025.”
Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga e Presidente do júri dos Prémios que selecionou os nomeados, disse “Parabéns aos vencedores deste ano dos Prémios Eurocities. Eles são exemplos notáveis de como as cidades e as pessoas inspiradoras que as lideram estão oferecendo soluções práticas para transformar a vida das pessoas e fortalecer nossas comunidades.

A cidade de Turim recebe os prémios Eurocities ‘Inpiring City Initiative’ pelo seu projeto ToNite
“Durante os bombardeamentos russos a Kharkiv, Ihor Terekhov demonstrou notável coragem e liderança para apoiar seu povo nas circunstâncias mais difíceis, e o projeto ToNite de Turim mostra como a regeneração urbana pode transformar os bairros, tornando-os mais seguros e inclusivos para os moradores. Esses prêmios celebram o poder das cidades de liderar em tempos de crise e transformação.”
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 5 de junho de 2025, durante a Conferência Eurocities**, realizada na cidade portuguesa de Braga.
*Os Prémios Eurocities apresentam realizações notáveis da Eurocities, das cidades membros e dos indivíduos que trabalham para essas cidades na realização de atividades ou práticas locais, que melhoram a qualidade de vida dos cidadãos. A shortlist para os Prémios Eurocities 2025 foi escolhida por um painel de especialistas composto por: Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga e presidente do júri; Elisa Ferreira, ex-Comissária Europeia para a Coesão; Ricardo Martinez, Pesquisador Sénior em Cidades Globais do think tank CIDOB (Centro de Assuntos Internacionais de Barcelona); David Rodrigues, Membro do Conselho Executivo da Fundação Primavera (uma fundação em Braga que ajuda organizações de apoio a idosos e crianças). Pela primeira vez, os vencedores dos Prémios Eurocities foram votados pelos agentes de contacto da rede Eurocities.
**A Conferência Anual da Eurocities centra-se num tema diferente todos os anos. Durante a conferência de três dias deste ano em Braga, mais de 400 delegados de mais de 100 cidades de toda a Europa se concentraram em como os líderes das cidades e a UE podem trabalhar juntos para construir um futuro mais justo e resiliente para os povos da Europa.
OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural