Viana do Alentejo foi “palco” de mais uma edição da centenária Feira d’Aires, que decorreu entre 26 e 29 de setembro.
O certame contou com cerca de 80 expositores de diferentes setores de atividade. A esta vertente económica juntaram-se outras componentes, como a feira franca, as manifestações religiosas, a música ou a gastronomia.

Quem é o Bob?, Danni Gato, Nininho Vaz Maia, Ortigões, Lobo Levy ou Monda & Tim foram alguns nomes do cartaz musical da Feira d’Aires, organizada pelo Município de Viana do Alentejo, em parceria com as juntas de freguesia do concelho, associações e entidades locais.
No arranque do certame, Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara de Viana do Alentejo, salientou aos jornalistas a importância que este evento assume para o concelho.

“Esta feira tem uma importância extrema para o concelho de Viana do Alentejo”, destacou, especificando que, “nestes dias, Viana do Alentejo ‘mexe’, tal como o próprio concelho, os restaurantes enchem, há filas na bomba de gasolina”.
O autarca focou também que “é um momento para juntar as famílias, muitas pessoas só vêm ao concelho uma vez por ano e é na altura da feira”.

A par disso, Luís Miguel Duarte constatou que “este é sempre um certame que traz várias novidades”, afirmando que, “este ano, tivemos uma feira muito composta”.
Acrescentou que “não sei bem explicar porquê, talvez pelo investimento que temos vindo a fazer ao longo destes anos”.

Nesse sentido, o presidente do município garantiu que “tivemos uma adesão muito grande”, reiterando que “ficámos com pessoas em lista de espera para os stands das atividades económicas”.
Frisou ainda que “na feira franca tivemos muito mais feirantes e fizemos também uma boa aposta nos espetáculos, abrangendo desde as pessoas mais novas às mais velhas”.

De acordo com o autarca, “foi um investimento maior do que nos anos anteriores, mas esse maior investimento deve-se a ser ano de eleições e a todos os preços estarem mais caros, seja dos espetáculos, das tendas ou de outros serviços”.
Esclareceu também que “há o hábito de dizer que nós, presidentes de câmara, investimos muito mais por ser ano de eleições, mas nós investimos mais porque nos cobram muito mais”.

Ainda a respeito da Feira d’Aires, Luís Miguel Duarte sublinhou que “este é também um evento de âmbito religioso, dando esta componente também uma ‘vida’ muito grande à feira”.
Em nota de imprensa, o município revelou que “foram muitos os devotos de Nossa Senhora d’Aires, oriundos de vários pontos do Alentejo, que se deslocaram a Viana do Alentejo para participarem nas celebrações religiosas”, recordando que “o ponto alto foi no domingo com a missa e a procissão em torno do santuário”.
Pode ver a reportagem vídeo no seguinte link:
https://www.youtube.com/watch?v=g-giWblLWgE&t=14s
Texto: Redação DS / Marina Pardal
Fotos: DS