Estremoz acolhe a celebração conjunta da Brigada de Reação Rápida (BrigRR) e do Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3).
A BrigRR, unidade de elite do Exército Português, assinala o seu 20.º aniversário no próximo dia 18 de setembro de 2025, na cidade de Estremoz.
A cerimónia comemorativa será marcada por um momento de especial simbolismo, ao associar-se às celebrações dos 318 anos da criação do RC3 e dos 150 anos da presença desta unidade militar na cidade de Estremoz, reafirmando o profundo vínculo histórico e institucional entre as Forças Armadas e a comunidade local.
Ao longo das últimas décadas, a BrigRR e o RC3 têm desempenhado um papel de destaque na defesa nacional, bem como na participação em diversas missões internacionais de paz, sendo reconhecidos pelo seu profissionalismo, disciplina e dedicação.
Neste contexto, a população de Estremoz e todos os interessados são cordialmente convidados a participar nas celebrações, que incluirão um conjunto de atividades militares, protocolares e culturais, abertas ao público.
Os eventos, que contam com o apoio do Município de Estremoz, dos quais se destaca a Cerimónia Militar, que terá início às 11h00, na Praça Rossio Marquês de Pombal, e contará com a presença de Sua Excelência o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, entre destacadas figuras das Forças Armadas, bem como de autoridades civis e autarcas da região.
O programa inclui uma parada militar, demonstração aeroterrestre e uma exposição estática de capacidades, permitindo ao público conhecer de perto os meios e competências operacionais da BrigRR.
A população de Estremoz e demais interessados são, desde já, convidados a participar nas iniciativas públicas que marcarão esta efeméride, num espírito de partilha, reconhecimento e valorização do Exército Português.

Programa Comemorativo
13 de setembro
⎯ 20h00 – Noite de Fados (Estremoz)
15 a 18 de setembro
⎯ Exposição estática de capacidades da BrigRR (Largo Dragões de Olivença – Estremoz)
18 de setembro (quinta-feira)
⎯ 11h00 – Cerimónia Militar (Rossio Marquês de Pombal – Estremoz) ⎯ 12h30 – Demonstração aeroterrestre de queda livre pela Equipa dos Falcões Negros (Local da cerimónia militar)
A BrigRR foi criada em 2005, com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta das Forças Armadas Portuguesas, assumindo a responsabilidade por intervenções rápidas em situações de emergência e crise, tanto em território nacional como em missões internacionais de apoio à paz.
Ao longo da sua existência, a BrigRR tem-se distinguido pela sua prontidão, competência e profissionalismo, afirmando-se como uma força altamente treinada e preparada para responder com eficácia aos mais exigentes desafios operacionais. A BrigRR integra várias unidades de forças especiais e unidades paraquedistas, estando capacitada para operar em qualquer tipo de terreno e sob as mais adversas condições ambientais e táticas. As suas missões têm abrangido diversos teatros de operações internacionais, nomeadamente no Kosovo, Afeganistão, Iraque, Mali, Républica Centro-Africana, Lituânia e Roménia, reforçando o compromisso de Portugal com a segurança internacional e as operações de manutenção da paz. Unidades que compõem a BrigRR:
• Regimento de Infantaria n.º 1 – Beja
• Regimento de Cavalaria n.º 3 – Estremoz
• Regimento de Infantaria n.º 15 – Tomar
• Regimento de Infantaria n.º 10 – S. Jacinto, Aveiro
• Regimento de Artilharia n.º 4 – Leiria
• Centro de Tropas de Operações Especiais – Lamego
• Regimento de Comandos – Carregueira, Sintra
• Regimento de Paraquedistas – Polígono Militar de Tancos, Vila Nova da Barquinha
• Unidade de Apoio da BrigRR
O RC3, unidade integrante da BrigRR, foi criado em Olivença, em 1707, com a designação de Regimento de Cavalaria Ligeira. Mais tarde, passou a designar-se Regimento de Cavalaria N.º 3, fixando-se definitivamente na cidade de Estremoz em 1875.
O RC3 tem por missão aprontar o Agrupamento de Informações, Vigilância, Aquisição de Objetivos e Reconhecimento (AgrISTAR), no âmbito das capacidades operacionais da BrigRR.
Atualmente, integra a Força Nacional Destacada na Roménia, com um Pelotão de Reconhecimento, reforçando o empenho de Portugal nas operações da NATO e na segurança coletiva no flanco leste da Europa.
Fonte: Nota de Imprensa / Regimento de Cavalaria N.º 3