O ultramaratonista eborense João Canento, que ao longo dos anos tem vindo a acumular quilómetros nalgumas das mais importantes corridas de trilhos (trail running) da Península Ibérica, irá tentar “conquistar” o imponente Mont-Blanc, em França, a partir das 17h45 da próxima sexta-feira, altura em que terá início mais uma edição do Ultra-Trail du Mont-Blanc (UTMB), considerada a competição de trail mais icónica a nível global.

Esta prova terá uma extensão de cerca de 175 km, com um desnível positivo acumulado de aproximadamente 10000m, com partida e chegada em Chamonix, povoação francesa que por estes dias irá ser a capital mundial desta especialidade do mundo da corrida.

Os participantes partirão de Chamonix, percorrendo o percurso emblemático que circunda o maciço do Mont-Blanc e regressa à vila francesa, num percurso transfronteiriço que atravessa também Itália e Suíça.

Para este desafio, João Canento, empresário, revela que mais do que a preparação “espero contar acima de tudo com a experiência acumulada ao longo dos últimos anos. Há um fator que nenhum de nós consegue controlar por mais que treine: a meteorologia. Efetivamente, o que me preocupa são as constantes variações das condições meteorológicas”.

“Podemos começar com sol em Chamonix e depois, assim que começamos a subir, tudo pode mudar, de um quilómetro para outro”, refere, mantendo, no entanto, um nível de confiança q.b. “Não quero exagerar quanto aos objetivos. Há muitas variáveis que podem condicionar a prestação desportiva, mas acredito que posso concluir a distância”, frisa ainda João Canento que corre com as “cores” do grupo Correr em Évora e Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Quanto à preparação para este tremendo desafio, João Canento, que irá competir no escalão dos 60-64 anos, revela que privilegiou muito trabalho de ginásio e sessões diárias e bi-diárias de corrida. “Por vezes, menos é mais, ou seja, procurei trabalhar melhor em vez de trabalhar muito. Uma boa gestão do esforço será essencial para atingir o grande objetivo”, frisa.

Percurso exigente

O UTMB está agendado para a próxima sexta-feira às 17:45 (hora local) em Chamonix. O percurso desafia os atletas com contagens vertiginosas de desnível positivo, acumulando até 10000m conforme dados oficiais. Com partida e chegada em Chamonix, a prova UTMB 2025 representa muito mais do que uma corrida de ultra-distância. É uma jornada pelos Alpes que convida cada corredor a ultrapassar os próprios limites, imerso numa paisagem majestosa, cruzando fronteiras e vales glaciais. A combinação de dificuldade extrema, ambiente competitivo e espírito de camaradagem entre os participantes faz desta corrida um evento imperdível para a comunidade global de trail running.

Texto: Redação DS
Fotos: DS

Veja também

Pescadores do Clube Mourense Amadores de Pesca e Caça Desportiva vencem Taça de Duplas ARBAPD Rio 2025

A dupla do Clube Mourense Amadores de Pesca e Caça Desportiva, formada por João Clérigo e …