O PESIM – Plano Educativo para o Sucesso e Inovação em Moura apresentou em reunião do Conselho Municipal de Educação de Moura, no dia 29 de julho, os resultados do trabalho realizado no primeiro ano de atividade.
O PESIM tem como objetivo intervir junto das escolas e restante comunidade educativa, com vista à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, à prevenção do abandono e absentismo escolar e à melhoria do sucesso educativo. Neste sentido, o Município conta com parceiros como o Agrupamento de Escolas de Moura, o Agrupamento de Escolas Francisco Honrado Pereira (Amareleja) e a Escola Profissional de Moura.

Ao longo deste primeiro ano de execução, em que foram abrangidos mais de 700 participantes da comunidade educativa do concelho de Moura, o Projeto PESIM conseguiu proporcionar recursos educativos de suporte aos diversos estabelecimentos escolares do concelho. Foram desenvolvidas diversas atividades incluídas nos quatro eixos da estratégia do PESIM – Desenvolvimento, Conhecimento, Exploração, Comunicação e Avaliação. Visitas de estudo, workshops artísticos, ações para desenvolvimento de competências emocionais, para os alunos; KITS Recreios a Brincar (que incluem material lúdico – cordas, andas, berlindes, arcos – para as escolas do 1.º ciclo) sessões de capacitação em diferentes áreas temáticas e dirigidas a docentes, técnicos, assistentes operacionais e pais; programas de rádio, concebidos pelos alunos, com apoio dos docentes; são algumas das atividades desenvolvidas durante o ano letivo 2024/2025.
O PESIM – Plano Educativo para o Sucesso e Inovação em Moura irá continuar a desenvolver atividades, no âmbito dos seus objetivos, durante o próximo ano letivo, no concelho de Moura.
Este é um projeto cofinanciado pelo Alentejo 2030.
Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Moura