No âmbito do BIP Floods as an opportunity II. New scenarios for the territories hit by huge rainfalls around Florence, Itália acolheu o encontro presencial entre 21 e 25 de julho.
O Departamento de Arquitectura da Escola de Artes da Universidade de Évora participou com duas docentes do DArq e oito estudantes do Mestrado Integrado em Arquitectura. Nesta segunda edição foi dada continuidade à proposta de soluções para os desafios de adaptação da arquitetura da cidade e do seu território ao novo contexto climático, desta vez sentidos na cidade de Prato, a segunda maior cidade da Toscana. Os resultados finais serão brevemente apresentados pelos organizadores ao município.

Promovendo novos métodos de ensino e de aprendizagem, os BIP – Blended Intensive Programme são modalidades do programa Erasmus+, concebidas por, no mínimo três universidades. Propõem um curso intensivo e interdisciplinar, que combina uma componente online e uma componente de mobilidade física de curta duração numa entidade de acolhimento parceira.
BIP Floods as an opportunity II corresponde a 3 ECTS e a participação com sucesso gerará um certificado de participação. Destina-se, preferencialmente, a estudantes dos últimos anos do mestrado em arquitectura, podendo ser admitidos estudantes dos restantes anos curriculares. Prevendo a participação mínima de 5 estudantes da UEvora.

O laboratório presencial, organizado pelo Dipartimento di Architettura (DIDA), explorou a cidade de Prato, desenvolvendo-se os trabalhos nas instalações da Università degli Studi di Firenze aqui e na cidade património da humanidade pela UNESCO. Teve lugar após uma semana de conferências, diárias de 1h30 online, entre 14 e 18 de Julho, pelos docentes das universidades participantes e por peritos no tema.
O BIP Floods as an opportunity II contou com a participação de 23 estudantes, que desenvolveram competências de trabalho em grupo internacional, supervisionados pelos docentes das diversas instituições. As atividades centraram-se no conhecimento in-situ do local de intervenção e dos complexos problemas causados pelas inundações, na definição de estratégias de mitigação face às origens dos problemas, na elaboração de propostas urbanas e arquitectónicas para as estruturas que poderão contribuir para a redução dos impactos negativos, e na produção de elementos de comunicação das análises e das soluções propostas. Todos os dias, os trabalhos decorreram entre as 9h30 e as 19h00, com momentos de síntese do work-in-progress.

O resultado final foi muito gratificante para estudante e docentes que, intensamente e durante uma semana, procuraram dar resposta aos desafios em ambiente académico, responsável e alegre, trocando experiências e vivenciando novos modos de aprendizagem numa cidade onde a arquitectura e o urbanismo são um património a salvaguardar das inundações, infelizmente cada vez mais intensas e frequentes.
Organização
Università degli Studi di Firenze (Italy)
Coordenador do BIP Prof. Andrea Innocenzo Volpe
Coordenação Científica
Prof. Andrea Innocenzo Volpe [Dipartimento di Architettura – Università degli Studi di Firenze]
Prof. Giulio Giovannoni [Dipartimento di Architettura – Università degli Studi di Firenze]
Prof. Christopher Schroeer-Heiermann [Departments of Construction – MSA | Münster School of Architecture – FH Münster | University of Applied Sciences]
Prof. Adelaida del Puerto [Dpto. Ingeniería Civil y de la Edificación – Escuela de Arquitectura de Toledo – UCLM]
Prof. Ignacio Román Santiago [Universidade de Castilla-La Mancha]
Prof. Sofia Aleixo [Departamento de Arquitectura – Escola de Artes – Universidade de Évora]
Prof. Teresa Pinheiro Alves [Departamento de Arquitectura – Escola de Artes – Universidade de Évora]
Com tutoria do Doutorando em Arquitectura Edison França da Silva Filho
Parceiros Académicos BIP
FH MÜNSTER – UNIVERSITY OF APPLIED SCIENCES
UNIVERSIDAD CASTILLA-LA MANCHA
UNIVERSIDADE DE EVORA
UNIVERSITA’ DEGLI STUDI DI NAPOLI FEDERICO II
Fonte: Nota de Imprensa / Universidade de Évora
Fotos oficiais do emissário