Faltam apenas 100 dias, Oulu e os seus 39 municípios parceiros no norte da Finlândia inaugurarão o seu ano como Capital Europeia da Cultura. A emoçao aumenta em toda a região à medida que os preparativos finais estão em andamento – e o calendário oficial de eventos, com milhares de experiências culturais ao longo de 2026, acaba de ser publicado.

«O Oulu2026 será um ano de encontros artísticos ousados, em que o Norte ocupa um lugar central na vida cultural da Europa. Com mais de 500 organizações culturais e profissionais criativos envolvidos, estamos ansiosos para receber os visitantes para experimentar nossa mistura única de espírito do norte e perspetivas internacionais”, diz Samu Forsblom, Diretor de Programa do Oulu 2026.

O título de Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa de prestígio da União Europeia, que visa dar a conhecer a diversidade cultural da Europa e celebrar a cultura e a arte características de cada região. Atenas foi a primeira a receber a honraria, em 1985, pelo que a iniciativa celebra este ano o seu 40.º aniversário.

Na Finlândia, as Capitais Europeias da Cultura foram Helsínquia, em 2000, e Turku, em 2011. Dentro de cem dias, será novamente a vez da Finlândia, com Oulu e 39 municípios do norte a assumirem os holofotes culturais da Europa.

Da aurora boreal ao sol da meia-noite

As comemorações começam em 31 de dezembro de 2025 com uma espetacular celebração de Ano Novo, seguida em janeiro pelo Festival de Abertura – um fim de semana em toda a cidade de concertos, exposições e encontros. Ao longo do ano, o público pode esperar:

Experiências de inverno impressionantes: escultura na neve, natação no gelo, música eletrônica e eventos leves em mares gelados.

Exposições e estreias internacionais: de novas colaborações com Fotografiska e Kiasma à estreia mundial de uma ópera Sami.

Vozes artísticas nórdicas: incluindo uma instalação subterrânea do artista dinamarquês Jakob Kudsk Steensen e contribuições de parceiros nórdicos.

Arte pública permanente: Relógio do Clima, uma nova rota de obras de artistas internacionais de renome onde arte, ciência e natureza se entrelaçam, abrindo em junho.

Comunidade e comida, o Arctic Food Lab destaca a culinária do norte, incluindo uma mesa de jantar de um quilòmetro no centro da cidade.

Grandes finais: o espetáculo ao ar livre Delta Life no verão e, em dezembro, Bola-de-Neve – um novo musical familiar, ambiental, na terra das auroras boreais.

Alterações Climáticas Culturais

A Oulu2026 é construída em torno do tema das Alterações Climáticas Culturais: um enriquecimento duradouro da vida cultural que liga as pessoas através de experiências de nivel mundial, criatividade e novas formas de pensar.

A contagem decrescente está aberta e, destro de 100 dias, os holofotes culturais da Europa voltam-se para o Norte.

Edição e adaptação de João Palmeiro com ECOCNews

Veja também

Évora_27 lança a Open Call “A Nossa Voz”, dirigida às escolas do Alentejo Central

Destinada a 20 instituições de ensino dos 14 municípios do Alentejo Central, “A Nossa Voz”…