O Dia da Igreja Diocesana será celebrado, este ano, no dia 4 de outubro, sábado, em Évora, e será marcado pela Peregrinação Jubilar da Arquidiocese, que partirá da Igreja de S. Francisco até à Catedral de Évora.
Em declarações a Ser Igreja, o Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho convida “todos os Arquidiocesanos a participarem neste Dia da Igreja Diocesana, que este ano é marcado pelo Ano Jubilar.”
“Convido todos os diocesanos a estarem presentes para que este dia seja um grande abraço de unidade diocesana”, convida o Prelado eborense.
O programa iniciará pelas 9.30h, com a Oração da manhã, na Igreja S. Francisco. Pelas 10.15h, decorrerá a apresentação do Plano Pastoral 2025-26. Depois, pelas 10.45h, realizar-se-á a Peregrinação Jubilar (entre a Igreja de S. Francisco e a Catedral de Évora, que contará com a participação dos jovens e dos Movimentos). Pelas 11.30h, será celebrada Eucaristia na Catedral eborense.

Esta jornada marcará o arranque oficial do Ano Pastoral 2025-2026 na Arquidiocese de Évora, o segundo do Biénio Pastoral, que terá como o lema geral “Comprometidos na Igreja e no Mundo”. O objetivo geral será: “Motivar o Compromisso Cristão ao serviço da Comunidade”.
“O próximo ano pastoral comportará, assim, um primeiro trimestre de celebração jubilar até à conclusão do Ano Santo e uma segunda etapa até à sua conclusão”, pode ler-se no contexto do esboço do Plano Pastoral 2025-2026, que acrescenta que “esta etapa que decorre desde o encerramento do Ano Santo até ao fim do Ano Pastoral 2026, está previsto que seja um tempo de compromisso, fruto da vivência do Ano Santo”.
“Entre os compromissos inerentes à missão da Igreja pretende-se salientar a formação dos cristãos em ordem aos serviços e ministérios laicais bem como a acção sócio-caritativa qual rosto da Igreja que procura responder às solicitações dos mais carenciados através da Caridade organizada nas comunidades”, refere.
“Para além destes compromissos, persistiremos confiadamente no caminho sinodal a partir do Documento Final do Sínodo dos Bispos e abraçaremos com decisão a formação em ordem ao Diaconado Permanente”, aponta.
Fonte: Nota de Imprensa / Arquidiocese de Évora