Destinada a 20 instituições de ensino dos 14 municípios do Alentejo Central, “A Nossa Voz” é um projeto de participação ativa das comunidades escolares com o objetivo de implementar atividades artísticas dentro e fora das escolas, inteiramente discutidas, refletidas e definidas pelos alunos de todas as idades.

Concebida por Évora_27, com coordenação da coreógrafa e programadora Madalena Victorino, “A Nossa Voz” convida os alunos de diferentes níveis de ensino a explorar e expressar as suas visões, sonhos e preocupações sobre o futuro da Europa, respondendo a uma pergunta central: “O que quero dizer à Europa a partir do palco da minha escola?”

“A Nossa Voz” parte do conceito ancestral do VAGAR, que norteia toda a iniciativa Évora_27 – Capital Europeia da Cultura e que promove a coexistência harmoniosa entre o ser humano, a natureza e o universo. Através da orientação de um coletivo de artistas-mediadores, os jovens desenvolverão processos criativos que abrangem artes performativas, artes visuais, música, saber-fazer, arquitetura, design e cruzamentos disciplinares. A iniciativa transforma-se, assim, numa experiência geracional e social de relevo, alinhada com os valores da União Europeia e com a visão de uma Europa mais justa, sustentável e inclusiva.

Os projetos selecionados na Open Call “A Nossa Voz” estarão em desenvolvimento entre os anos letivos de 2026/2027 e 2027/2028, com um orçamento total de 400.000 €. Os resultados dos projetos desenvolvidos integrarão o programa artístico oficial de Évora 2027 – Capital Europeia da Cultura.

“A Nossa Voz”, Open Call inscrita no Livro de Candidatura da iniciativa Évora_27 – Capital Europeia da Cultura, desenvolve-se em articulação com o Plano Nacional das Artes, parceiro fundamental para estabelecer pontes entre a dimensão educativa e a dimensão artístico-cultural, numa articulação mútua de conhecimentos e práticas que migrem entre a escola e os espaços culturais do Alentejo Central que acolhem a programação artística de Évora_27. Para fomentar as melhores práticas nas metodologias de trabalho com as escolas, o projeto será articulado com a Rede de Cidades Educadoras, que tem desenvolvido abordagens especiais baseadas em diferentes práticas de ensino por todo o mundo, para alcançar reformas positivas na sociedade.

“A Nossa Voz” é a primeira das quatro Open Calls que integram o Livro de Candidatura de Évora_27 a ser lançada. As restantes serão publicadas durante o último trimestre de 2025.

Sobre as Open Calls Évora_27

As Open Calls Évora_27, previstas em BidBook, são oportunidades para que artistas, associações, instituições e comunidades, alentejanas e internacionais, possam complementar a programação artística de Évora 2027 – Capital Europeia da Cultura. Pretendem suscitar o diálogo, a colaboração e a inclusão, tendo em vista uma coevolução cultural e social da região do Alentejo. Neste sentido, são lançadas 4 open calls durante a preparação da Capital Europeia da Cultura.

Esperam-se projetos que articulem diálogos com o conceito de Vagar, que aprofundem relações entre tradição e experimentação, que promovam a diversidade e a inclusão, que estimulem a participação cidadã e que contribuam para um futuro mais justo e próspero para todas as pessoas.

Vamos dar palco a novas ideias, narrativas e abordagens que valorizem a diversidade cultural, a promoção da sustentabilidade, a cooperação, a interdisciplinaridade e a intersetorialidade.

Évora_27 conquistou o título de Capital Europeia da Cultura no dia 7 de dezembro de 2022. Pela primeira vez em Portugal, a nomeação resultou de um concurso entre várias cidades-candidatas e de um projeto coletivo regional. Sob o lema do “VAGAR, uma outra arte de existência”, Évora_27 propõe um novo paradigma para o mundo, baseado no respeito pelo valor do tempo, assente em pilares essenciais europeus: a defesa da paz, da democracia, da diversidade e da sustentabilidade ecológica. O compromisso de Évora_27 é construir um caminho sólido de afirmação das pessoas, da cultura e da identidade alentejanas – até 2027 e mais além.

Fonte: Nota de Imprensa / Évora_27

Veja também

Língua e Unidade: O Papel do Português na Identidade de Nações Africanas

Quando se fala de África, a primeira imagem que nos vem à mente é, muitas vezes, a de uma …