OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural

O festival Matera Jazz Guitar Days chegou nos dias 13 e 14 de setembro de 2025, promovido pela AquaMater ETS Association em colaboração com a Matera Jazz Association Mifajazz e Jando Music, com o objetivo apresentar jovens talentos da guitarra jazz e trazer grandes artistas nacionais e internacionais para a cidade de Matera, Capital Europeia da Cultura 2019 e capital do Diálogo do Mediterrâneo em 2026.

O evento especial de dois dias teve lugar no coração do Sassi di Matera*, Patrimônio Mundial da UNESCO, um local de tirar o fôlego, o milenar Aqua Mater hypogea**, joia situadas no Sassi com uma varanda com vista para o cenário evocativo do Murgia Timone e as igrejas de rocha. É um grande local coberto e descoberto com vista para a “escadaria do cinema”, um lugar que encantou muitos diretores internacionais, incluindo Pier Paolo Pasolini (O Evangelho Segundo Mateus), William Wyler (Ben-Hur), Francesco Rosi (Cristo Parou em Eboli), Mel Gibson (A Paixão) e Cary Fukunaga (007 – Sem Tempo para Morrer).

Durante os dois dias, as pedras antigas e as ruelas encantadoras da cidade amplificaram as emoções do jazz, oferecendo uma experiência que vai além da música.

O festival é patrocinado por: Região da Basilicata, Província de Matera, Município de Matera, CAI Matera, Matera Welcome, Matera 2019 Open Future. A direção artística tem curadoria do guitarrista Dino Plasmati.

A iniciativa também recebeu o importante aval da Umbria Jazz Participatory Foundation.

O ponto alto do primeiro dia foi um concerto do Maestro Eddy Palermo, figura proeminente da guitarra jazz, acompanhado pelo Maestro Dino Plasmati. Uma viagem por padrões e composições originais que vão encantar o público.

No domingo, 14 de setembro depois da atuação dos finalistas do Prémio Angelo Carriero, um concurso de música para músicos emergentes entre os 18 e os 30 anos, italianos e estrangeiros o festival culminou com uma jam session acompanhada de massas lucanianas artesanais, uma oportunidade de networking de convívio para músicos, profissionais e público na companhia da Accademia della Pasta Lucana fatta a mano (Academia de Massas Lucânicas Artesanais), para uma alegre despedida até 2026.

* Os Sassi di Matera são o centro histórico da cidade conhecido pelas suas antigas casas caverna desde o período paleolítico ate ao seculo XX e e património da Unesco desde 1993.

** Estrutura subterrânea para o transporte e distribuição de agua, na região mediterrânica e em zoinas cavernosas.

Edição e adaptação de João Palmeiro com ECOCNews

Veja também

Elvas: São Mateus 2025 – Palco São Mateus

As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade decorrem este ano de 19 a 28 de setembro, no…