O PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia recebeu o prémio Annual Responsible Award, atribuído pela Association of Supply Chain Professionals (ASCP), pelo desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento de energia limpa de base comunitária que instalou no seu ecossistema e que permitirá atingir a neutralidade carbónica dos seus edifícios até janeiro de 2026.

Esta ação faz parte da estratégia integrada que o PACT tem vindo a desenvolver na área da Economia Circular, e que está alinhada com os objetivos de sustentabilidade europeus e nacionais. Por via da participação ativa e liderança em projetos europeus e nacionais como eWaster, CircularTech, NGS e INOVCIRCOLIVE, que abrangem a valorização de resíduos, armazenamento de energia em baterias, cadeias de reciclagem digitalizadas e comunidades de energia renovável, e do incentivo da comunidade empresarial regional na adoção de modelos de negócio mais ecológicos e sustentáveis, o PACT apresenta-se como um motor regional de inovação sustentável, liderando a mais abrangente transformação das estratégias de descarbonização de Portugal.

A Agenda Mobilizadora PRR “NGS – New Generation Storage” é um forte contributo para a implementação desta estratégia, através de um sistema de produção de energia solar fotovoltaica com uma potência instalada de 1,2 MWhp e uma produção anual estimada de 1,8 GWh que evita a emissão de 160 tCO2eq.

Esta energia irá não só suprir as necessidades de todo o complexo de 9000 m² do PACT, como contribuir para a criação de Comunidade de Energia Renovável (CER), através de um sistema de armazenamento em baterias, que servirá também para abastecer pontos de carregamento para veículos elétricos.
O projeto representa uma mudança de paradigma nas cadeias locais de abastecimento de energia, reduzindo os custos operacionais e as emissões para as empresas parceiras do PACT e fortalecendo a soberania energética regional, na assunção da liderança das estratégias de descarbonização no Alentejo.

Com este prémio, a ASCP pretende prestigiar o trabalho de micro, pequenas e médias empresas do setor privado, no domínio da Cadeia de Abastecimento Sustentável e Verde, que estejam a promover um impacto significativo no dia-a-dia das empresas e da sociedade, com alinhamento com um ou mais ODS.
As candidaturas foram avaliadas por uma equipa de especialistas, do meio académico e da indústria. A ASCP é uma entidade indiana que se dedica à promoção de boas práticas de gestão na cadeia de abastecimento e logística, e ainda ao apoio de profissionais e académicos, facilitando sinergias e potenciando o conhecimento na área.

A entrega do prémio decorreu no dia 12 de setembro no Annual India Supply Chain Conference, em Mumbai, no âmbito da 2ª edição dos ASCP Responsible Chain Awards.
Fonte: Nota de Imprensa / PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia
Fotos oficiais do emissário