OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural

Mais de 40 fabricantes e estúdios de design de mais de 10 países participam no primeiro Festival Europeu de Criadores de Brinquedos, incluindo Espanha, Polónia, Portugal, Áustria e Alemanha.

De 29 a 31 de agosto de 2025, Seiffen, um dos 38 polos da região Capital Europeia da Cultura (Chemnitz 2025), acolherá o primeiro Festival Europeu de Criadores de Brinquedos. Artesanato tradicional e design contemporâneo reúnem em Seiffen, um centro de artesanato em madeira na Montanha do Minério. O local do festival é uma antiga piscina pública, que reabre pela primeira vez depois de estar vazia durante 20 anos.

Os visitantes podem descobrir artesanato tradicional, contemporâneo e europeu em estações interativas, bem como em oficinas abertas e exposições.

Uma tradição viva, a tradição de artesanato em madeira na região da Montanha do Minério, com brinquedos e a tradicional decoração de Natal, remonta a séculos. A mineração foi a força motriz económica da região desde o final da Idade Média. À medida que a mineração se tornava cada vez mais difícil, o artesanato em madeira tornou-se uma importante segunda fonte de rendimento para muitas famílias.

Desde este ano, o artesanato em madeira das Montanhas de Minério é parte oficial do património cultural imaterial da Alemanha. Esta tradição mantém-se viva na aldeia de brinquedos de Seiffen, que alberga o único centro de formação em madeira.

Com convidados internacionais e mestres locais, além do programa público, o foco é o intercâmbio profissional. O festival tem como objetivo conectar negócios tradicionais com jovens designers e parceiros internacionais. No âmbito do fórum profissional, será atribuído o prémio «Tradição e Forma».

Os convidados incluem, Maho Ito (Japão), que fez formaçao em Seiffen e combina a experiência alemã em marcenaria com a estética japonesa, Grapat (Espanha), uma empresa familiar que fabrica brinquedos de madeira e troca de ideias com colegas alemães, Emma Brix (Alemanha), uma jovem designer industrial premiada e licenciada pela Universidade de Arte e Design Burg Giebichenstein Halle, que combina formas modernas com artesanato tradicional. Empresas tradicionais de renome da região também estão representadas, como Wendt & Kühn de Grünhainichen com suas icónicas figuras de anjo ou Sina de Neuhausen, uma empresa familiar que cria artesanato em madeira nas Montanhas de Minério há décadas.

O festival é organizado pelo município de Seiffen e faz parte do programa Capital Europeia da Cultura e é apoiado pelo principal projeto Chemnitz 2025, Makers, Business & Arts, que constrói pontes entre criadores criativos, arte e negócios.

* Seiffen cidade alemã na fronteira com a Polónia, com 2000 habitantes conhecida pelo fabrico de bonecos de madeira muito utilizados em decorações de natal. Fica a cerca de 50kms de Chemnitz.

Edição e adaptação de João Palmeiro com ECOCNews

Veja também

Redondo: BiblioLED: Biblioteca Pública de Leitura e Empréstimo Digital

A BiblioLED é uma biblioteca pública para Leitura e o Empréstimo Digital que presta um ser…