O PACT continua a sua aposta em áreas tecnológicas emergentes em Portugal através da liderança de um projeto de grande dimensão a nível europeu.O PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia e a Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Liubliana anunciam a disponibilização da formação especializada AIRA – Artificial Intelligence in Robotics Academy, um curso avançado e gratuito em Inteligência Artificial aplicada à Robótica, destinado a estudantes e profissionais do setor tecnológico que pretendam aprofundar as suas competências em tecnologias emergentes.“
Por via de diversas atividades, o PACT tem vindo a consolidar-se enquanto facilitador da capacitação em áreas que acredita serem estratégicas para a região. A robótica, interligada à vertente da Inteligência Artificial, faz parte dessas áreas, por isso é com muito orgulho que assumimos a liderança de um projeto de capacitação como o AIRA que, tendo maior escala, terá um maior impacto, e contribuirá para o avanço da educação e das competências no domínio da deep tech para IA por toda a Europa”, refere Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT.
A formação AIRA é composta por 30 horas de aulas assíncronas, disponíveis de forma permanente online, permitindo uma aprendizagem flexível ao ritmo de cada participante. A formação está validada pela iniciativa EIT Deep Tech Talent e confere certificado emitido pela Universidade de Liubliana. O conteúdo programático inclui os principais conceitos e aplicações práticas de IA e machine learning em sistemas robóticos, abordando áreas como visão computacional, processamento de linguagem natural, planeamento de movimento, sensores e atuadores, cinemática, dinâmica e controlo de robôs.
Ao longo do percurso formativo, os participantes são desafiados a resolver problemas reais, desenvolver projetos práticos e a refletir sobre inovação responsável.As aulas são lecionadas por Rok Vrabič, professor assistente da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Ljubljana e investigador em projetos internacionais de robótica, inteligência artificial e digital twins. Com mais de 1000 citações científicas, o professor Vrabič lidera atualmente projetos na área da robótica médica, logística e exploração espacial.
O projeto AIRA visa capacitar talento altamente qualificado na interseção de inteligência artificial e robótica e reduzir desigualdades de género em áreas tecnológicas. O projeto tem como objetivo capacitar 500 pessoas até novembro de 2025, assegurando que pelo menos 35% dos participantes são mulheres, e contribuir para a sua integração em mercados de trabalho de alta especialização, ao mesmo tempo que incentiva o empreendedorismo tecnológico.Para mais informações e inscrições, visite: moodlepact.pt
O projeto AIRA integra-se na EIT Deep Tech Talent Initiative, liderada pelo Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia.