Montemor-o-Novo volta a ser palco de um dos eventos mais emblemáticos do calendário alentejano com a realização da Feira da Luz / Expomor ’25, que decorre entre os dias 3 e 8 de setembro de 2025. Este é um certame de profunda relevância cultural, social e económica, que se afirma como uma montra viva da identidade local e regional.

Com um programa vasto e diverso, onde não faltam exposições, desporto, artesanato, mostra de gado, feira tradicional e feira do livro, a Feira da Luz / Expomor continua a ter nos seus espetáculos musicais a sua imagem de marca. Sempre com entradas gratuitas, as noites têm nos dois palcos do certame, propostas musicais imperdíveis. Nesta nota de imprensa damos a conhecer a programação no palco principal:
DINO D’SANTIAGO NA ABERTURA
Dia 3 de setembro, quarta-feira, após a abertura oficial da Feira da Luz / Expomor ‘25 (agendada para as 21h00), no Palco Principal do certame montemorense, atua Dino D’Santiago, nome incontornável da atual música feita em Portugal.
Dino trabalha a tradição cabo-verdiana com o peso contemporâneo da eletrónica global, como prova o hino “Kriolu”, com a colaboração de Julinho KSD e coprodução de Branko.

O artista algarvio já ultrapassou qualquer fronteira musical e social. Após esgotar o Coliseu dos Recreios, passou por palcos como o NOS Alive e o MEO Marés Vivas e afirma-se cada vez mais como um dos principais protagonistas da música nacional.
Dino D’Santiago agrega público e crítica, todos juntos numa multidão que também abrange os seguidores do The Voice Portugal, programa da RTP no qual assume o papel de mentor.
FERNANDO DANIEL NA FEIRA DA LUZ
Na quinta-feira, dia 4 de setembro, no Palco Principal, atua Fernando Daniel, um dos artistas pop nacionais mais relevantes.
Desde 2018, quando editou “Salto”, o seu álbum de estreia, que o reconhecimento do público e os prémios o têm provado. Em termos de números, Fernando Daniel acumula mais de 100 milhões de visualizações totais no YouTube, mais de 50 milhões de streams no Spotify e mais de 350 concertos ao longo da sua, ainda curta, carreira.

Recebeu o prémio Best Portuguese Act nos MTV Europe Music Awards em 2019 e 2020, além de outras distinções. No seu currículo, consta ainda o lançamento de álbuns que estrearam no 1.º lugar do top nacional e que conquistaram disco de ouro, e após a estreia a solo nas maiores salas do país (MEO Arena e Super Bock Arena).
Tendo em conta o seu percurso recente, a promessa é de o sucesso de Fernando Daniel continue em ascendente.
BÁRBARA TINOCO CHEGA NA SEXTA
Bárbara Tinoco, traz ao Palco Principal da Feira da Luz, na sexta-feira, 5 de setembro, “A Curta Vida de Uma Pop Star Tour”.
Lançada após passagem pelo The Voice Portugal com o single próprio “Antes Dela Dizer Que Sim”, seguido de “Sei Lá”, Bárbara Tinoco tornou-se rapidamente numa das principais artistas pop do panorama nacional.

Após uma ascensão meteórica, em 2023 subiu ao palco de duas das maiores salas do país: Campo Pequeno e Super Bock Arena, seguindo-se a estreia em Londres em 2024. No mesmo ano, em outubro, estreou-se na MEO Arena e somou prémios e nomeações.
No caminho, acumulou também sucessos como “Chamada Não Atendida”, “Despedida de Solteira” e “Ela Não Sabe, Pois Não” e conquistou uma fiel legião de fãs que fazem dela um nome ímpar.
SÁBADO HÁ FESTA DA M80
No sábado, 6 de setembro, temos Festa M80 na Feira da Luz. Em boa verdade… este evento é muito mais do que uma festa. Em cada Festa M80 entramos no imaginário e na atmosfera do que de melhor existiu nos anos 70, 80, 90 e 2000, com momentos de proximidade com o público, desde Karaoke e Lip Sync mas também com a animação dos bailarinos M80 que, para além das famosas coreografias, encarnam também nos grandes artistas.
A festa atravessa uma série de grandes êxitos, com os nossos DJs M80 (Nelson Miguel, Jay Lion e Francisco Gil) acompanhados por um VJ, com os videoclipes das músicas dos anos 70 aos anos 2000, dos Queen aos Coldplay, das Doce à Shakira e a banda M80.

Esta experiência criada pela M80 atravessa diferentes géneros, do Rock ao Dance Pop, da música Latina ao Disco Sound, com o objetivo de atingir um público muito abrangente e que possa cantar e dançar até não conseguir mais.
Se a sua vida tem uma música, ela passa nas festas M80!
LUÍS TRIGACHEIRO CHEGA A MONTEMOR NO DOMINGO
Luís Trigacheiro sobe ao Palco Principal da Feira da Luz no domingo, 7 de setembro. Nasceu em Beja e é dono de uma voz poderosa que se destacou nos coros do Alentejo, onde o género predominante é o Cante, logo aos 16 anos.

Luís Trigacheiro explora também outros géneros e inspirações: foi o vencedor do The Voice Portugal 2020 e, desde aí, somou trabalhos reconhecidos, como “Fado do Meu Cante”, álbum de estreia lançado em 2022, que culminou num concerto esgotado no Tivoli BBVA. Após colaborações com Salvador Sobral, Milhanas e Irma, presentes no álbum “Ela”, Luís Trigacheiro estreia-se em breve (25 de outubro) no Coliseu de Lisboa. É hoje um dos grandes artistas nacionais em ascensão e um dos responsáveis pela recente re-popularização das tradições musicais alentejanas.
MISTÉRIO PÚBLICO FAZ ABERTURA DE LUÍS TRIGACHEIRO
Mistério Público, que fará a abertura do concerto de Luís Trigacheiro, é um grupo fundado em 2024, formado por João Telha (baixo, voz e composição), Luís Laranjo (teclas, voz e composição), Jorge Alves (guitarras e coros) e João Vicente (bateria e coros). A sonoridade do repertório original que estão a construir reflete as influências musicais muito diversas e acumuladas ao longo da vasta experiência dos músicos, passando por rock, pop, jazz, funk, blues, synthwave, ou MPB.

Para os Mistério Público as canções têm a prioridade absoluta, abordando temas intemporais como o amor, mas também a nostalgia e a condição do indivíduo no mundo contemporâneo.
Atualmente, o mistério público está a começar a apresentar a sua música ao vivo, enquanto prepara a edição do seu primeiro EP.
PEDRO ABRUNHOSA & COMITÉ CAVIAR ENCERRA DA FEIRA DA LUZ/EXPOMOR ‘25
Na segunda-feira, 8 de setembro, a encerrar os espetáculos do Palco Principal, recebemos Pedro Abrunhosa. Viajante, escritor, homem de palco por excelência, é na estrada que se reencontra. Agora não leva a mochila nem vai sozinho. Na bagagem as canções e, por companhia, o imenso público que arrasta.

Pedro Abrunhosa deixa patente a sua poderosa escrita através de canções que se juntam a tantos outros hinos, lendas, adágios a que o Autor nos habituou desde sempre. Durante todo este período foram milhares os concertos, recintos cheios, festivais, salas esgotadas, digressões que o levaram a todo mundo.
Multiplatinado em praticamente todos os discos, Pedro Abrunhosa foi distinguido com todos os prémios nacionais de relevância.
Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo