“Partilhas no Prato, Cozinha Inclusiva”. Este é um livro de receitas lançado pela APPACDM de Évora e conta com 13 receitas confecionadas por dez residentes das Residências de Autonomização e Inclusão (RAI).
A sessão de apresentação, que incluiu uma exposição de ilustrações da obra, decorreu nas instalações da Capgemini Évora, no passado dia 11 de julho.

Segundo a APPACDM de Évora, este livro é “uma experiência visual envolvente, com o objetivo de potencializar a diversidade da culinária inclusiva”, contando também com a participação de Daniela Martins (autora e ilustradora) e de Miguel Morais (ilustrador).
No evento de lançamento, estiveram presentes representantes de várias entidades regionais e nacionais, mas também os dez autores das receitas, que partilharam como foi integrar este projeto.

Em declarações ao Diário do Sul, Rosa Moreira, presidente da Direção da APPACDM de Évora, explicou que “esta obra pretende mostrar aquilo que é a cozinha na casa destas pessoas, ou seja, nas RAI onde vivem dez pessoas que partilham a cozinha todos os dias”.
Acrescentou que “a APPACDM de Évora conta com duas RAI, uma feminina, outra masculina, e vivem cinco pessoas em cada uma delas, o que totaliza os dez residentes que participaram neste livro”.

A mesma responsável adiantou que “também queremos partilhar o dia-a-dia deles na cozinha com outras pessoas”, sustentando que “cada um deles fez uma ou duas receitas de uma forma muito dinâmica com a pessoa que os acompanhou”.
Destacou ainda que “agora queremos que a comunidade também saiba o que é isto de viver na RAI, de saber cozinhar e partilhar com os outros”.
A par disso, Rosa Moreira realçou que “este é um livro inclusivo, que todas as pessoas podem perceber”.

Esclareceu que, “para além das receitas terem letras grandes, têm símbolos que permitem que toda a gente tenha acesso de igual forma, mesmo as pessoas com deficiência intelectual ou as pessoas que não conseguem ler”.
A presidente da Direção da APPACDM de Évora evidenciou também que nesta obra “podemos encontrar umas receitas mais elaboradas, outras mais simples, tendo sido os residentes que escolheram as que queriam apresentar”.

Patê de delícias do mar, sopa de feijão com batata, açorda de marisco, gaspacho alentejano, lasanha de carne, massa com legumes, tarte de nata ou boleima são algumas das receitas partilhadas, havendo desde as entradas às sobremesas, passando pelas sopas e pelos pratos principais.
De acordo com Rosa Moreira, “o livro já está à venda e basta contactar a APPACDM de Évora para o adquirir, contribuindo assim para a sustentabilidade da instituição”.
Texto e Fotos: Redação DS / Marina Pardal