“O Sopro da Dança” é um espetáculo que acontece na próxima sexta-feira, pelas 21h30, no Teatro Garcia de Resende, em Évora. Este projeto nasce da parceria entre a Escola de Dança Desportiva CASV e a Associação Filarmónica Liberalitas Julia.

O espetáculo junta danças de salão e música ao vivo, estando prevista a participação de 30 atletas de dança, de diferentes idades, oriundos de Santarém, Évora e Beja.

Segundo a organização, “num encontro vibrante entre o som e o movimento, nasce ‘O Sopro da Dança’”, adiantando que “é um espetáculo onde a elegância das danças de salão e a energia das danças clássicas e latinas se fundem com a riqueza sonora da banda filarmónica”.

A mesma fonte destacou que “o sopro dos instrumentos dá corpo à melodia”, o que inspira esta atuação que “celebra a respiração partilhada entre músicos e bailarinos, onde cada nota impulsiona um passo, cada pausa sugere um olhar e cada compasso desenha emoções no espaço”.

É ainda referido que “entre valsas envolventes, rumbas intensas, tangos apaixonados e outros ritmos que cruzam tradição e modernidade, ‘O Sopro da Dança’ convida o público a uma viagem sensorial onde a música não se ouve apenas, dança-se”.

Os promotores consideram esta “uma experiência única, onde o corpo se torna som e o sopro se torna movimento”.

O evento tem entrada livre, mas é necessário levantar o bilhete previamente, não se efetuando reservas.

Quanto às duas associações envolvidas neste projeto, é salientado que “a Escola de Dança Desportiva CASV tem sede em São Vicente do Paúl, no concelho de Santarém, tendo ainda mais dois pólos, um em Évora (na SRDE – antiga Mocidade) e outro em Beja”.

Já a Associação Filarmónica Liberalitas Julia, foi fundada em 2010 e tem sede em Évora. Evidencia-se que, “ao longo dos seus 15 anos de existência, esta associação tem promovido e participado em vários concertos, festividades e encontros de bandas no Alentejo e também noutras regiões de Portugal”, acrescentando que “Sarah Orioli é a jovem maestrina desta banda filarmónica desde fevereiro deste ano”.

Texto: Redação DS / Marina Pardal

Veja também

Tartu 2024, uma História da Sobrevivência

Os organizadores do Tartu* 2024 apresentaram um livro digital intitulado Tartu 2024: The S…