OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural

Jerez2031 publica o aviso para a candidatura de coordenador técnico e artístico da candidatura Capital Europeia da Cultura 2031.

O Diário Oficial da Província de Cádis (BOP) publicou hoje o convite à apresentação de candidaturas para o processo de seleção do coordenador técnico e artístico da candidatura de Jerez a Capital Europeia da Cultura 2031. Assim, a #Jerez2031 segue o roteiro do plano e continua a dar passos firmes na definição de sua estratégia de governança e operação.

De acordo com as bases publicadas em Diário da República (BP), este concurso estabelece o procedimento de seleção e contratação do coordenador técnico e artístico da candidatura de Jerez a Capital Europeia da Cultura 2031, por um período de 12 meses, com uma remuneração anual bruta de 75.688,70€.

De acordo com o texto do concurso, o diretor técnico e artístico da #Jerez2031 coordenará os recursos humanos, materiais e técnicos do Escritório Técnico da candidatura e o alinhamento de seu trabalho com os planos estratégicos culturais locais, regionais e nacionais. Isso incluirá tarefas relacionadas à concepção e desenvolvimento da estratégia cultural e do programa artístico para #Jerez2031, sua representação em fóruns e a defesa do projeto perante o comitê de seleção.

O prazo de candidatura é de dez dias úteis após a publicação no Diário Oficial da Província de Cádis. Após a análise dos documentos apresentados pelos vários candidatos de acordo com o edital, o candidato será nomeado pelo Conselho Geral de Curadores da Fundação Cultural para as Artes da Universidade de Jerez (FUNDARTE).

Alem de Jerez, as cidades de Burgos, Granada e Toledo já manifestaram publicamente as suas candidaturas, a que se juntou recentemente a pequena aldeia de Potries (ver noticia neste jornal) com o lema “Orgulho das Aldeias”. Malta será o outro Estado membro da EU a apresentar candidaturas para 2031 e sucedera a uma cidade cipriota (conhecidas as candidaturas de Lemesos e Larnaca) e uma cidade belga (neste moimento avançaram Namur, Molenbeek e Leuven), ainda em 2030 a cidade designada entre concorrentes de estados europeus candidatos ou da zona EEI será escolhida entre Lviv (Ucrânia) e NiKsic (Montenegro).

Edição e adaptação de João Palmeiro com ECOCNews

Veja também

Workshop e Exposição “O Mapeamento Fotográfico do Território” com Duarte Belo decorrem em Évora

Nos dias 8 e 9 de outubro, o Centro de Artes e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, em …