OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural

Em 2025, Kiruna (Suecia), Capital Europeia da Cultura 2029, celebrará seu 125º aniversário e convidará todos a se juntarem a nós na celebração deste marco histórico.

O ano de aniversário oferece uma série de eventos, inaugurações e festividades. Entre outras, a mudança histórica da igreja de Kiruna, lançamento de satélites e o Festival de Kiruna encherá a cidade de música e alegria.

A realocação (transporte do edifício sem ser desmontado) da Igreja de Kiruna é um evento único no mundo e acontecerá de 19 a 20 de agosto de 2025.

A igreja luterana, construída em madeira, concluída em 1912 e de autoria a do arquiteto Gustaf Wickman e inspirada em edifícios tradicionais da Lapónia, foi eleita o mais bonito edifício da Suécia construído antes de 1950, é um patrimônio protegido pela Lei do Patrimônio Cultural sueco.

A Igreja será transportada inteira, sem ser desmontada, para a sua nova localização entre o cemitério e o novo centro da cidade em Kiruna escolhida com cuidado, após diálogo com o município e o conselho administrativo do condado.

A realocação física será transmitida ao vivo e uma série de atividades públicas serão organizadas em ligação com o evento. A igreja está atualmente fechada para visitantes e reabrirá no seu novo local no final de 2026. A realocação marca um momento histórico na transformação urbana em andamento de Kiruna – um projeto que está a atrair a atenção nacional e internacional.

Será o maior edifício a ser movido como parte da transformação social, que começou há mais de 20 anos e atraiu grande atenção em todo o mundo. A razão para esta mudança é a atividade mineira, que afeta a área que hoje é considerada o centro histórico da cidade, onde se encontra atualmente a igreja.

Durante dois dias, a igreja de Kiruna será transferida para seu novo local e o público é convidado a reviver este momento histórico por meio do evento The Great Church Walk.

Para garantir uma experiência memorável, foram identificados pontos especiais ao longo do percurso da mudança, onde os visitantes poderão acompanhar ao vivo o movimento da igreja. Paralelamente, está prevista uma rica programação teatral na Praça da Câmara Municipal, onde todo o movimento será transmitido num ecrã de grandes dimensões. O programa no palco principal incluirá entrevistas com especialistas, reflexões sobre a história e o significado da igreja, bem como apresentações musicais e outros entretenimentos. O evento na Praça da Câmara Municipal acontecerá nos dois dias.

A realocação da igreja de Kiruna é um evento único na história mundial, e a Great Church Walk é uma oportunidade para residentes e visitantes participarem juntos desta fase crucial do desenvolvimento da cidade. Por gerações, a igreja tem sido um importante ponto de encontro para a comunidade. É por isso que agora, nesta grande mudança, os moradores querem criar novas oportunidades de encontro.

A ambição com a localização é conseguir um sentimento de integração semelhantes em relação à reminiscência da localização original. Portanto, os edifícios que são movidos de Björkbacken (atual localização da Igreja) também serão colocados de forma a imitar o ambiente atual ao redor da igreja e do vicariato.

Após uma decisão do conselho da igreja, a localização da igreja será girada 180 graus. Uma regra comum é que o coro com seu altar deve ser colocado voltado para o leste, mas após a mudança, a Igreja Kiruna pertence ao grupo de igrejas onde o coro está voltado para uma direção diferente, apontando para o oeste. Isso é inspirado na igreja popular tradicional, que, no seu objetivo de ser aberta e acessível a todos, muitas vezes tem sua entrada voltada para a cidade, as pessoas e a congregação.

Além disso, Kyrkloppet, uma corrida única será realizada por ocasião da realocação da igreja Kiruna, prevista para o final deste ano. Juntamente com Korpen Kiruna, haverá a oportunidade de vivenciar este evento único, correndo na mesma rota da igreja que está sendo realocada com três distâncias a escolha, 15 km, 5 km e 700 m. Kyrkloppet oferece não apenas um desafio desportivo, mas também uma experiência inesquecível das mudanças históricas de Kiruna.

A igreja tem sido um importante ponto de encontro por gerações, com um lugar especial no coração de muitos. Espera se que a mudança seja uma bela lembrança e crie novas oportunidades de encontro.

Edição e adaptação de João Palmeiro com ECOCNews

Veja também

Évora: Teatro “Velhas? Quem disse?”

Na Biblioteca Pública de Évora, no dia 8 de Outubro, às 18h00 …