A União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde acaba de lançar o projeto “Livros a Circular”, uma iniciativa que pretende fomentar o gosto pela leitura e a partilha de livros entre os cidadãos, através de “casas de livros”, em vários pontos da freguesia.

Estas estruturas estão a ser colocadas junto a paragens de autocarro, permitindo que qualquer pessoa possa participar. Basta levantar um livro, usufruir da leitura e, posteriormente, deixar outro, contribuindo assim para a continuidade desta rede de partilha literária. O objetivo é simples, mas impactante — dar uma nova vida aos livros usados e facilitar o acesso gratuito à leitura.

Com mais de 100 títulos já disponíveis, a diversidade de géneros literários garante opções para todas as idades e preferências. A iniciativa pretende igualmente tornar os espaços públicos mais acolhedores e inspiradores, promovendo a cultura e o envolvimento da comunidade.

A Junta de Freguesia apela à participação ativa de todos os cidadãos. Se tem livros em bom estado que já não utiliza, basta deixá-los numa das “casas de livros” e contribuir para esta dinâmica de troca de livros.

Juntos, vamos criar uma comunidade com mais hábitos de leitura, solidária e culturalmente enriquecida.

Fonte: Nota de Imprensa / União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde
Fotos oficiais do emissário

Veja também

Trencin 2026, O Mês da Leitura do Autor

De 3 a 13 de julho, Trenčín (Eslováquia) fez parte do maior festival literário da Europa C…