OPINIÃO por João Palmeiro • Promotor e Divulgador Cultural

Coincidindo com a Semana da Criatividade e Bem-Estar (19 a 25 de maio de 2025), a Leeds Arts Health and Wellbeing Network (LAHWN) apresentou o seu novo relatório Creative Health in Leeds. A pesquisa foi financiada pela Equipe de Programas de Cultura da Câmara Municipal de Leeds como parte do planeamento do legado da LEEDS2023.

Encomendado pela LAHWN e entregue em parceria com a Voluntary Action Leeds e o Forum Central, o relatório debruça se sobre os anos de aprendizagem, inovação e colaboração em todo o setor de saúde criativa da cidade. Através de um retrato abrangente da atividade, desde projetos artísticos de bairro até parcerias em larga escala entre instituições culturais e de saúde, mostra a diversidade, o alcance e a evolução do setor.

A Semana de Criatividade e Bem-Estar deste ano, liderada pela Culture, Health and Wellbeing Alliance (CHWA) e London Arts and Health, convidou à curiosidade e à escuta sobre o tema Novos Horizontes. Foi um momento ideal para refletir sobre a jornada criativa de saúde de Leeds e seu significado nacional.

Leeds na vanguarda, não está apenas a abraçar a saúde criativa, mas pretende moldar ativamente seu futuro. Ao ligar profissionais, profissionais de saúde, comissários e comunidades, a cidade está a definir como é uma abordagem criativa e relacionada com o bem-estar.

Os destaques do relatório incluem um amplo mapeamento das organizações e profissionais de saúde criativos em Leeds. Histórias de projetos comunitários, programas de prescrição social e ambientes de artes na área da saúde. Reflexões sobre o papel da colaboração, do trabalho local e da inclusão na prática criativa de saúde. Insights sobre o que está funcionando, o que está surgindo e o que é necessário para sustentar e expandir o setor.

Fran Coard, Gerente de Desenvolvimento Criativo da LAHWN, reflete sobre a pesquisa, “Leeds tem um ecossistema incrível de atividades criativas de saúde. De atividades de base a organizações artísticas nacionais, as atividades criativas de bem-estar oferecidas em Leeds desempenham um papel importante na criação e manutenção da saúde dos residentes. Mas esse trabalho nem sempre é reconhecido e considerado. Queremos que este relatório ilumine as contribuições inestimáveis e transformadoras que essas atividades fazem em nossa cidade.

Nesta Semana de Criatividade e Bem-Estar, o tema foi Novos Horizontes em Saúde Criativa que revela um interesse crescente da política nacional e regional neste trabalho; o nosso relatório descreve o trabalho fantástico que já está a ocorrer em Leeds e estabelece a nossa visão e recomendações sobre como a Saúde Criativa pode se tornar mais integrada no sistema de saúde mais alargado e as medidas que podemos tomar para apoiar a sustentabilidade da nossa oferta criativa de saúde.

Com isso, alcançaremos a nossa visão de que as Artes e a Criatividade apoiam Leeds para ser uma cidade saudável, onde as pessoas mais pobres melhoram a sua saúde mais rapidamente. Nós acreditamos verdadeiramente que essas abordagens têm o poder de mudar vidas.”

Edição e adaptação de João Palmeiro com ECOCNews

Veja também

Workshop e Exposição “O Mapeamento Fotográfico do Território” com Duarte Belo decorrem em Évora

Nos dias 8 e 9 de outubro, o Centro de Artes e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, em …