Com 97 anos, Leonel Rosa Pimentel foi homenageado pelo Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira (AEGP), em Évora, no dia 3 de abril. O reconhecimento ao antigo professor e diretor da Escola Industrial e Comercial de Évora (EICE), agora Escola Secundária Gabriel Pereira (ESAG), consistiu na atribuição do seu nome ao pavilhão gimnodesportivo deste estabelecimento de ensino.
Durante a cerimónia, o diretor do AEGP, Fernando Martins, sublinhou que “homenageámos uma pessoa que dedicou boa parte da sua vida à educação e ao desenvolvimento desta escola”, considerando que “é uma iniciativa que honra a história da Gabriel Pereira”.

Na sua perspetiva, “desempenhou um papel marcante como professor e como diretor da então EICE durante o período que envolveu o pré e o pós 25 de Abril”.
Para Fernando Martins, o homenageado “foi mais do que um líder, foi um exemplo de integridade, compromisso e visão”, admitindo que “foi com grande orgulho que atribuímos o nome do professor a este pavilhão”.

Em entrevista ao Diário do Sul (DS), explicou que “esta cerimónia de homenagem foi a conclusão de uma ideia lançada pelos professores Joaquim Félix e João Fonseca, tendo essa proposta sido aprovada no Conselho Geral”.
O mesmo responsável reconheceu que “foi uma justa homenagem a um diretor que na altura, quer antes, quer a seguir ao 25 de Abril, tinha uma noção de liberdade, democracia e respeito pelo outro”, reforçando que “foi um diretor com visão e com perspetiva de futuro”.

A atribuição do patrono ao pavilhão da ESGP contou com a presença do homenageado, Leonel Pimentel, que no seu discurso realçou que “nestes meus 97 anos fiquei muitíssimo surpreendido pela comunicação que me foi feita pela presidente do Conselho Geral do AEGP”.
Expressou, muito comovido, os seus “sinceros agradecimentos a quem lançou a proposta de atribuição do meu nome ao nosso pavilhão gimnodesportivo e a quem a levou à sua concretização, não esquecendo a comissão organizadora da homenagem que me está a ser prestada”.

Disse também que, “face às referências do meu trabalho, desejo que fique bem claro que no meu pensamento sempre esteve presente o objetivo de valorizar o ensino técnico em geral e, em particular, as alunas e os alunos da EICE, visando a sua formação académica e cultural, não pondo de parte a prática física e desportiva para enfrentarem o futuro com confiança”.
Leonel Pimentel frisou ainda que “nunca esqueci que fui aluno da Escola Industrial e Comercial de Angra de Heroísmo, onde tirei o Curso Geral do Comércio”.

No final da cerimónia, em declarações ao DS, o antigo professor confessou que “estou surpreendido e muito grato a todos aqueles que recordaram o passado aqui na escola”, confidenciando que “estou muito comovido com esta homenagem”.
Texto e Fotos: Redação DS / Marina Pardal