Colóquio de homenagem a Adel Sidarus, no dia 30 de Junho, na Biblioteca Nacional em Lisboa
Programa:
16h00 – Início do Colóquio – Fabrizio Boscaglia, Juan Acevedo
16h10 – Em homenagem a Adel Sidarus, Paulo Mendes Pinto (Universidade Lusófona)
16h30 – Adel Sidarus e os manuscritos árabes em Portugal, Juan Acevedo (Universidade de Lisboa)
16h55 – Caligrafia árabe e devoção no Islão, Yasir Aboobakr (Fundação Islâmica de Palmela)
17h15 – Pausa
17h45 – O Poder da Palavra: Investigar uma coleção de arte a partir da palavra, Jessica Hallet e Diana Pereira (Museu Calouste Gulbenkian)
18h05 – Os estudos luso-árabes à luz da obra de Adel Sidarus, Fabrizio Boscaglia (Universidade Lusófona)
18h25 – [Em atualização] Intervenções espontâneas
[Em atualização]18h45 – Conferência de encerramento, Henrique Leitão (Universidade de Lisboa, Academia das Ciências de Lisboa)

CURRICULUM VITAE – Adel Yussef Sidarus
Arabista egípcio e português, nascido no Egipto em 1941, vivendo em Portugal desde 1976. Casado com 3 filhos.
Professor emérito de Estudos Árabes e Islâmicos da Universidade de Évora (1977-2008, estudos ali fundados por ele).
Presentemente é membro do Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.
Entre 1998 e 2006 foi destacado como Investigador principal no Instituto de Investigação Científica Tropical em Lisboa (IICT). Entre outubro de 1992 e julho de 1995 & de out. de 2007 até julho de 2008, ‘Chercheur associé’, no Institut de Recherche et d’Histoire des Textes (IRHT), CNRS, Paris.
Leitor de Língua Árabe, Universidade de Göttingen (out. 1973 – mar. 1976) & Instituto Pontifício de Estudos Árabes e Islâmicos, Roma (Abril de 1969 – Junho de 1970).
Estudo de filosofia e de teologia cristã e de línguas e civilizações do Médio Oriente, antigo e medieval, em diferentes países árabes e europeus (Egipto, Líbano, França, Itália, Alemanha). Doutoramento em Estudos Orientais, Universidade de Munique, Alemanha, 1973. Em 1994 recebe o título de ‘Professeur des Universités’ para os Estudos Árabes, França. Em 2014 é membro convidado da Academia Ambrosiana de Milão. É membro do Centro de Estudos Coptas da Biblioteca Alexandrina (2017).
Especialista em: Árabe (e Copta); Transmissão de Manuscritos e transmissão literária; Estudos Luso-Islâmicos; Literatura e linguística copto-árabe; Estudos árabe-cristãos; Relações interculturais cristãs-muçulmanas.
Faz parte de várias associações científicas de Portugal, de outros países da Europa central, assim como dos estados Unidos e do médio-oriente.
É consultor de várias Revistas das áreas científicas das suas especialidades: Lisboa, Beirute, Córdoba, Granada, Oviedo, Leeds.
Coordenou vários projetos científicos internacionais a partir da Universidade de Évora e do IICT (Instituto de Investigação Científica Tropical).
Fez inúmeras publicações em várias línguas e países.