São mais de 35 restaurantes e perto de 20 localidades do Alentejo e do Ribatejo que estão na rota do Food Love Fest, que conta também com a participação de cerca de 75 chefs.
Esta é a segunda edição do festival, promovido pela Entidade Regional do Turismo (ERT) do Alentejo e do Ribatejo, que começou no dia 21 de fevereiro e decorre até 6 de abril.
Segundo os promotores, “o Food Love Fest é uma celebração da riqueza e diversidade da cozinha destas regiões únicas”, apresentando “uma programação rica e diversificada, que se estende por várias localidades do Alentejo e do Ribatejo, durante sete fins de semana”.

A mesma fonte adiantou que o evento “visa proporcionar aos participantes uma experiência ímpar, ao mesmo tempo que contribui de forma decisiva para a promoção e valorização deste valioso património gastronómico”, reiterando que tal acontece “em estreita colaboração com os mais talentosos chefs e restaurantes da região”.
Para a ERT, “esta é uma excelente oportunidade para explorar o melhor da cultura e gastronomia alentejana e ribatejana”, destacando que “em 2025 se revela tão ancestral quanto vibrante, e melhor do que nunca”.
No dia 15 de março, o Food Love Fest passou pelo Restaurante Fialho, em Évora, para um “almoço a quatro mãos”. Rui Fialho foi o chef anfitrião deste evento, enquanto António Bóia esteve presente como chef convidado.

“É um sentimento especial termos estado no Fialho, um restaurante com 80 anos, em que convidámos amigos para conhecerem melhor a nossa restauração, os nossos chefs, os nossos produtos locais ou os nossos vinhos. Aquilo que é mais grato é ver a alegria e o entusiasmo com que estes convidados de todo o mundo olham para a nossa gastronomia, para o talento dos nossos chefs e valorizam esta iniciativa da ERT. O grande objetivo é precisamente celebrar a nossa gastronomia e a sua diversidade, uma gastronomia mais tradicional, mas que pode conviver com uma gastronomia mais contemporânea. Este evento é também uma forma de apoiarmos e homenagearmos os nossos cozinheiros e as nossas cozinheiras do Alentejo e do Ribatejo. Esta segunda edição do Food Love Fest decorre até 6 de abril com mais eventos, mais restaurantes e mais chefs e é um grande esforço da Turismo do Alentejo e do Ribatejo para levar a Portugal, a Espanha e um pouco a todo o mundo esta grande dinâmica da nossa gastronomia e dos nossos vinhos. Estamos a meio do festival e, para já, estamos com um nível de afluência aos restaurantes muito bom, melhor do que no ano passado, o que é normal, pois esta é a segunda edição. Este ano também tivemos a oportunidade de ter um plano de comunicação mais ambicioso e há um grande entusiasmo, nomeadamente há mais restaurantes a quererem entrar, mas infelizmente não conseguimos porque os recursos são finitos. Este ano houve também a preocupação de termos uma maior incorporação dos produtos locais, por exemplo, dos azeites do Alentejo. Depois, cada restaurante tem a sua dinâmica própria, por exemplo, trazendo o cante alentejano para animar o evento. Para nós, que somos uma entidade que gere um destino turístico, o grande objetivo é trazer mais turistas, e mais turistas ao fim de semana. Ainda estamos numa altura em que não há tanta gente a viajar e, para já, o balanço é positivo”.
José Manuel Santos, presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo

“Estamos na segunda edição do Food Love Fest e este ano eu não consegui declinar este convite. Estamos a fazer 80 anos e ao longo do ano pretendemos levar a cabo algumas iniciativas, por isso, aceitei que o Fialho participasse com o maior prazer e a maior honra neste certame. Quando me foi proposto cozinhar ‘a seis mãos’ eu achei muita confusão para o nosso registo de restaurante e pedi para ser ‘a quatro mãos’, mas sempre em mente com o meu amigo chef António Bóia, do JNcQUOI. Nós já fizemos algumas parcerias, ele tem um registo de que eu gosto muito e que ‘casa’ muito bem com o Fialho. É uma espécie de um clássico, não é uma cozinha tão criativa, tão imaginativa. Essa é a razão pela qual eu fiz o convite e ele acedeu. E estamos muito contentes por poder fazer parte deste festival gastronómico do Alentejo e do Ribatejo. Em relação aos pratos, lembrámo-nos logo de uma Favada Real de Caça porque é um prato muito emblemático do Fialho e é um prato que só é feito por encomenda. Achei que este era o dia certo para ter a Favada Real de Caça neste menu que criámos com o chef António Bóia. Tivemos também as entradas partilhadas, umas nossas, umas dele. E terminámos com uns doces conventuais, um Torrão de Évora, Tecolameco e um Ananás Caramelizado com Erva Doce”.
Rui Fialho, chef anfitrião (Restaurante Fialho)

“Foi uma honra participar nesta experiência do Food Love Fest e ainda mais no Fialho, que é para mim a grande referência da cozinha alentejana e nacional. É um prazer estar inserido neste festival no Alentejo, onde a gastronomia é tão rica e num restaurante com tanta história. Trouxe, por exemplo, um Arroz de Forno com um Entrecosto Caramelizado. No menu, tentámos enquadrar pratos clássicos do JNcQUOI com as referências do Fialho. Tentámos que os pratos encaixassem na perfeição uns nos outros e que uns não sobressaíssem em relação aos outros”.
António Bóia, chef convidado (Restaurante JNcQUOI)

“Moro no Dubai e vim a Évora para o Food Love Fest. Achei super interessante, era um sonho meu vir ao Fialho, um restaurante super tradicional, com tanta história para contar da gastronomia portuguesa, em especial do Alentejo, que é tão rica. Tivemos oportunidade de assistir a um almoço “a quatro mãos’ com o chef Rui Fialho e o chef António Bóia. Foi uma parceria linda, experimentámos uns pratos mais tradicionais e outros mais modernos; os vinhos também foram excelentes. Foi tudo excelente, incluindo a organização da ERT do Alentejo e Ribatejo”.
Cláudia de Brito, jornalista
Pode ver a reportagem vídeo no seguinte link:
https://www.youtube.com/watch?v=fqBQE2KqieM&t=13s
Texto: Redação DS / Marina Pardal
Fotos: DS