As Castro, espetáculo que parte da árvore genealógica da criadora Raquel Castro e que se estreou em Tomar, em 2023, apresenta-se agora em três concelhos do Centro e Sul do país, no âmbito da Rede Eunice Ageas, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal.
No dia 23 de novembro, às 21h30, a peça é apresentada no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre, seguindo-se depois o Teatro das Figuras, em Faro, a 30 de novembro, às 21h30, e o Centro Cultural do Cartaxo, a 6 de dezembro, também às 21h30.
Em As Castro, parte-se da árvore genealógica de Raquel Castro, para falar de muitas mães. De mães de mães de mães de filhas. E claro, de maridos e de pais, do tempo que era outro, e deste lugar que vem sendo Portugal. 300 pessoas, a maior parte delas mortas, com os seus nomes, lugares onde viveram e profissões, dão o mote para escarafunchar as histórias desta família. Histórias estranhamente ainda capazes de nos tirar o sono.
As Castro desenvolve-se na linha de espetáculos anteriores da criadora, como Os Dias São Connosco, Turma de 95 ou A Morte de Raquel. Em cena, para contar a história d’As Castro, estão Paulo Pinto, Raquel Castro, Sara de Castro, Sara Inês Gigante e Tânia Alves.
Lançada em 2016, e amadrinhada pela atriz Eunice Muñoz, a Rede Eunice Ageas é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal, desenvolvida em parceria com teatros municipais. Esta Rede promove a circulação nacional de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo D. Maria II, com o propósito de reforçar a oferta teatral de qualidade em geografias cada vez mais abrangentes e em locais onde, muitas vezes, esta é ocasional ou irregular. Ao longo de 9 anos, fizeram já parte da Rede Eunice Ageas 21 teatros municipais, que acolheram um total de 24 espetáculos diferentes, abrangendo milhares de espectadores em várias regiões do país.
As Castro é o espetáculo que encerra a digressão de 2024 da Rede Eunice Ageas, num ano em que 5 peças viajaram por todo o país, para se apresentar em 11 teatros municipais. Para além de As Castro, fizeram parte da Rede Eunice Ageas em 2024, Luta Armada, de André Amálio e Tereza Havlíčková / Hotel Europa, A Farsa de Inês Pereira, de Pedro Penim, a partir de Gil Vicente, descobri-quê, de Cátia Pinheiro, Dori Nigro e José Nunes, e Zoo Story, com encenação de Marco Paiva e texto de Edward Albee.
Fonte: Nota de Imprensa / Teatro Nacional D. Maria II
Fotos: Filipe Ferreira