As Castro, espetáculo que parte da árvore genealógica da criadora Raquel Castro e que se estreou em Tomar, em 2023, apresenta-se agora em três concelhos do Centro e Sul do país, no âmbito da Rede Eunice Ageas, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal.

No dia 23 de novembro, às 21h30, a peça é apresentada no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre, seguindo-se depois o Teatro das Figuras, em Faro, a 30 de novembro, às 21h30, e o Centro Cultural do Cartaxo, a 6 de dezembro, também às 21h30.

Em As Castro, parte-se da árvore genealógica de Raquel Castro, para falar de muitas mães. De mães de mães de mães de filhas. E claro, de maridos e de pais, do tempo que era outro, e deste lugar que vem sendo Portugal. 300 pessoas, a maior parte delas mortas, com os seus nomes, lugares onde viveram e profissões, dão o mote para escarafunchar as histórias desta família. Histórias estranhamente ainda capazes de nos tirar o sono.

As Castro desenvolve-se na linha de espetáculos anteriores da criadora, como Os Dias São ConnoscoTurma de 95 ou A Morte de Raquel. Em cena, para contar a história d’As Castro, estão Paulo Pinto, Raquel Castro, Sara de Castro, Sara Inês Gigante e Tânia Alves.

Lançada em 2016, e amadrinhada pela atriz Eunice Muñoz, a Rede Eunice Ageas é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal, desenvolvida em parceria com teatros municipais. Esta Rede promove a circulação nacional de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo D. Maria II, com o propósito de reforçar a oferta teatral de qualidade em geografias cada vez mais abrangentes e em locais onde, muitas vezes, esta é ocasional ou irregular. Ao longo de 9 anos, fizeram já parte da Rede Eunice Ageas 21 teatros municipais, que acolheram um total de 24 espetáculos diferentes, abrangendo milhares de espectadores em várias regiões do país.

As Castro é o espetáculo que encerra a digressão de 2024 da Rede Eunice Ageas, num ano em que 5 peças viajaram por todo o país, para se apresentar em 11 teatros municipais. Para além de As Castro, fizeram parte da Rede Eunice Ageas em 2024, Luta Armada, de André Amálio e Tereza Havlíčková / Hotel Europa, A Farsa de Inês Pereira, de Pedro Penim, a partir de Gil Vicente, descobri-quê, de Cátia Pinheiro, Dori Nigro e José Nunes, e Zoo Story, com encenação de Marco Paiva e texto de Edward Albee.

Fonte: Nota de Imprensa / Teatro Nacional D. Maria II
Fotos: Filipe Ferreira

Veja também

Trencin 2026, concurso para intervenção artística na passagem subterrânea com vista para inscrição romana do ano 179 DC

No âmbito do projeto Capital Europeia da Cultura Trenčín 2026, o Instituto Criativo Trenčí…