Foi apresentada hoje em conferência de imprensa a 33ª edição da Fehispor, Feira de Espanha e Portugal, que se realizará nas instalações do IFEBA de 7 a 10 de novembro. Nele, o Conselheiro Delegado da Feria Badajoz.IFEBA, Sol Giralt, destacou a relevância deste evento multissetorial, consolidado como um espaço fundamental para promover as relações comerciais, culturais e sociais entre Espanha e Portugal, fazendo de Badajoz um nexo de cruzamento -relações fronteiriças.
A feira deste ano foi estruturada em quatro áreas principais, cada uma projetada para oferecer uma experiência completa aos participantes.
Na área do turismo, Turiberia, Salão Ibérico de Turismo. Neste espaço é introduzida uma nova Caixa de Turismo para apresentações de expositores e agentes externos deste setor, bem como assinatura de convênios e exposições. A Sol Giralt agradeceu especialmente à Confederação Empresarial de Hotelaria e Turismo da Extremadura pela colaboração na revitalização deste espaço, que terá atividades com grande impacto a nível nacional.
Voltado especialmente para as famílias, o Fehispor irá oferecer uma grande variedade de atividades, incluindo áreas de venda direta de produtos de diversos setores e um programa de espetáculos e exposições. Destaca-se a Exposição “Boneca Icônica: a boneca mais famosa do mundo”, em comemoração ao seu 65º aniversário, onde é possível visitar uma coleção de mais de 80 bonecas Barbie de propriedade de Sara María García Trejo, colecionadora particular. A feira terá ainda uma Exposição Fotográfica Cultural: “Ciganos de Badajoz, história e arte” e outra gastronómica: “Livro de Receitas da Cozinha Extremeño-Alentejana”.
A gastronomia será outro dos grandes pilares desta edição, dando a conhecer a riqueza gastronómica da Extremadura e do Alentejo no pavilhão B. Os visitantes poderão degustar uma selecção de vinhos, cava e cervejas na zona de provas, participar em workshops de culinária para crianças e assistir aos showcookings realizados pelos três vencedores do concurso de pequenos-almoços de Badajoz. Além disso, haverá uma Batalha de Chefs moderada por Alba Baranda e uma apresentação do Campeonato Espanhol de Cortadores de Presunto.
Por fim, o II Encontro Hispanoluso de Jovens Empresários será uma oportunidade para os empresários dos dois países gerarem conexões e fortalecerem a cooperação empresarial. Através de três mesas redondas, os participantes poderão trocar ideias e projetos que contribuirão para o crescimento económico da região.
Sol Giralt sublinhou o papel do IFEBA como motor da economia hispano-portuguesa e destacou que o Fehispor continua a consolidar-se como um evento de referência, promovendo os laços comerciais, turísticos e culturais entre Espanha e Portugal.
Fonte: Nota de Imprensa / Feria Badajoz