No dia 12 de outubro de 2024, pelas 16.00 horas, na Sociedade Recreativa – Grupo Musical Os Restauradores, em Santo Aleixo da Restauração, vai ser apresentado o livro “A CAÇA – História, Cultura e Recurso Sustentável”, da autoria de João Fialho de Almeida e Mário Fialho de Almeida.
A apresentação da obra contará com a presença do moderador Pedro Vitorino – Diretor da Revista “Caça & Cães de Caça” e dos oradores Francisco Honrado Pereira – Professor, Caçador e Autor do Prefácio; João Mário Caldeira – Professor, Caçador e Escritor; Pedro Rocha – Biólogo e Administrador Executivo da Herdade da Contenda E.M.; Álvaro Azedo – Presidente da Câmara Municipal de Moura e Presidente do Conselho de Administração da Herdade da Contenda E.M.; João Fialho de Almeida – Co-autor da obra; e Mário Fialho de Almeida – Co-autor da obra.
No final do lançamento, terá lugar uma sessão de autógrafos, exposição de troféus, prova de vinhos e degustação de produtos regionais.
O livro “A CAÇA – História, Cultura e Recurso Sustentável” é um conjunto de textos reflexivos e experiências venatórias que se foram acumulando ao longo dos anos e revestidos duma grande variedade de situações de cariz cinegético.
Também surge com o propósito de apresentar um conjunto de registos, muitos deles, com o objetivo de alertar o cidadão comum para fatores muito pouco conhecidos da sociedade em geral, tal como as doenças infecciosas de origem animal, que podem ser transmitidas a espécies domésticas e, em última instância, ao ser humano (zoonoses). Um dos temas que deve ser tido em conta é o desequilíbrio populacional nos habitats portugueses, duma ou doutra espécie, que está a tomar proporções impensáveis há uns anos.
Mário Fialho de Almeida é licenciado em História pela Universidade Lusíada, em Lisboa e, neste momento, é professor do Quadro de Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira – Amareleja, onde leciona as disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal, ao 2.º Ciclo do Ensino Básico e é Coordenador do Departamento de Ciências Sociais e Humanas.
Em 2015 publicou o livro Cadernos de Campo – Apontamentos sobre Caça e Conservação da Natureza, Edições Colibri.
Em 2024 publicou o livro Arlindo da Silva Caldeira – o Humanista, sob a chancela da Câmara Municipal de Moura.
João Pica Fialho de Almeida é natural de Santo Aleixo da Restauração, onde nasceu há 25 anos e, neste momento, está a concluir o Mestrado Integrado em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Moura