Decorreu no passado dia 19 de setembro, o evento “Produção Agrícola & Energética: Dois desafios. Dois países. Uma solução”, no âmbito do Projeto Agrovoltep, financiado pelo Interreg VA Espanha-Portugal.

O evento foi realizado simultaneamente em Badajoz e Évora, ligando estas duas cidades na procura de formas eficazes de promover o agrovoltaico no espaço transfronteiriço.

O agrovoltaico, um modelo que combina a produção agrícola com a geração de energia solar, foi o tema central do encontro. Foram organizadas mesas de trabalho setoriais, onde os participantes tiveram a oportunidade de discutir questões relacionadas com a promoção do agrovoltaico, os desafios regulamentares e a sustentabilidade económica deste modelo.

A troca de ideias foi auxiliada pelo pensamento criativo e enriquecida pela diversidade de perspetivas, com a participação de representantes dos setores agrícola e das energias renováveis, investigadores científicos e decisores políticos.

Durante o evento, foram apresentadas várias propostas concretas que serão englobadas no projeto Agrovoltep, incluindo a criação de incentivos financeiros para agricultores que adotem o agrovoltaico, a simplificação dos processos de licenciamento e a promoção de programas de formação especializada.

Fonte: Nota de Imprensa / Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC)
Fotos oficiais do emissário

Secção de comentários fechada.

Veja também

Hyperion Renewables promove visita de estudo à Central Fotovoltaica de Vale de Moura com alunos da Universidade de Évora

No passado mês de junho, um grupo de alunos da Universidade de Évora teve a oportunidade d…