O evento intitulado “Produção Agrícola & Produção Energética: Dois Desafios. Dois Países. Uma Solução.” marcará o início de um ciclo de encontros organizados no âmbito do projeto transfronteiriço AGROVOLTEP. O objetivo é apresentar e discutir publicamente os modelos, práticas e oportunidades criadas pelos sistemas de produção “agrovoltaica”. O evento terá lugar no próximo dia 19 de setembro, a partir das 9h, no Hotel M’Ar de Ar Muralhas, em Évora.
Este encontro, que se realiza simultaneamente em Portugal (Alentejo) e Espanha (Extremadura), destina-se aos agentes dos setores agropecuário e energético. O evento procura envolver produtores e associações, administrações públicas relevantes, empresas, e instituições de ensino e investigação, bem como outros atores dos setores energético e ambiental.
A agenda do encontro incluirá:
- Apresentação do Projeto AGROVOLTEP: Explicação dos objetivos, atividades, resultados esperados, produtos e serviços que o projeto oferecerá aos setores envolvidos, além das oportunidades de participação e envolvimento do público-alvo.
- O Potencial da Produção Agrovoltaica: Informação sobre o conceito de agrovoltaico, os seus benefícios e desafios, bem como exemplos práticos de implementação.
- Mesas Redondas Setoriais: Discussão sobre ideias, preferências, dúvidas e barreiras à implementação da agrovoltaica no Alentejo e na Extremadura.
- Colaboração entre Participantes e Projeto: Criação de um momento de colaboração informal entre os participantes e o projeto, com o objetivo de envolver todos os interessados no desenho das atividades piloto do projeto, que incluem a instalação de estações experimentais de agrovoltaica no Alentejo e na Extremadura.
- Almoço Conjunto de Encerramento: O encontro culminará com um almoço conjunto, encerrando assim o primeiro de muitos eventos planeados.
O evento presencial decorrerá simultaneamente em Évora, no Hotel M’Ar de Ar Muralhas, e em Badajoz, na Facultad de Ingenierías Industriales. A ligação entre as duas regiões será feita remotamente. Para aqueles que não puderem estar presentes, será disponibilizada uma versão online, transmitida em direto. Os interessados poderão acompanhar através dos canais digitais do projeto, onde será posteriormente partilhado o link de acesso. O projeto AGROVOLTEP é cofinanciado pelo Programa Interreg POCTEP 2021-2027 da União Europeia.
O encontro é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Universidade de Évora e a Make it Better, em parceria com a Fundação MUSOL, o Município de Arroyo de la Luz e a Associação Objetivos.
Fonte: Nota de Imprensa / Universidade de Évora