A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), participou na primeira reunião do projeto TRANSCOM-EUROACE – Rede transfronteiriça de Comunidades Energéticas na zona EUROACE, que decorreu no dia 20 de março, nas instalações da Comunidade de Energia do Alto Alentejo.

Financiado pelo Interreg VA España-Portugal (POCTEP), o projeto TRANSCOM-EUROACE tem como objetivo promover o desenvolvimento de comunidades de energia renovável na região EUROACE, através da cooperação transfronteiriça. 

Na reunião foram apresentadas características relevantes do programa POCTEP, com especial ênfase nas questões financeiras, foi avaliado o estado de progresso pelos coordenadores e apresentada a imagem institucional do projeto. Em seguida, os vários parceiros expuseram a sua situação atual, dificuldades e dúvidas em relação às atividades em curso, bem como propostas para os próximos trabalhos a serem realizados.

Recorde-se que este projeto visa desenvolver um Serviço de Assessoria Comunitária que permitirá a implementação de um sistema de apoio, aos interessados, na criação e desenvolvimento de comunidades de energia renovável, envolvendo autoridades locais, cidadãos e empresas, contribuindo assim para uma transição energética justa e inclusiva.

Fonte: Nota de Imprensa / Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC)

Secção de comentários fechada.

Veja também

Universidade de Évora recebe o XIX Congresso Ibérico e XV Congresso Iberoamericano de Energia Solar

Entre os dias 19 a 21 de junho, no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, irá…