Decorreu no dia 6 de Março, a 31a Gala Europeia dos World Travel Awards com o Dark Sky® Alqueva a trazer dois troféus nas categorias “Europe’s Leading Tourist Attraction” e “Europe’s Leading Responsible Tourism”. O Dark Sky® Alqueva conta até 2023 com dez troféus e, entre eles, três obtidos na Gala Mundial que junta os vencedores continentais.

Na Gala Europeia de 2024 manteve o reconhecimento no âmbito do seu trabalho em torno do Turismo Responsável, elemento cada vez mais importante e fundamental para um destino que se deseja que cresça de forma sustentável e que proporcione cada vez mais valias à região.

Mas este ano, pela primeira vez, conseguiu triunfar na categoria de Atração Turística, onde competia com atrações tão conhecidas como a Torre Eiffel, o Coliseu de Roma, a Sagrada Família, o Palácio de Buckingham, entre outros. É, para nós, uma enorme honra ver o nosso Dark Sky® Alqueva a receber este troféu numa categoria tão desejada, mas difícil de atingir por diversos motivos. É, sem dúvida, um reconhecimento que demonstra o potencial do astroturismo, desde que desenvolvido com o foco na qualidade, na sustentabilidade e sempre com a missão de protecção do céu noturno bem presente. Para chegar a este patamar é preciso conjugar o trabalho árduo de back office liderado pela Apolónia Rodrigues, com o importante trabalho do Astrofotógrafo Oficial Dark Sky® Miguel Claro, ao qual se junta o acolhimento pela nossa equipa do Observatório Oficial Dark Sky® Alqueva, Rebecca Slade e João Freire, e da nossa Rede Oficial de Parceiros, que inclui alojamentos, empresas de animação turística, restaurantes, guias-intérpretes, lojas de produtos regionais, entre outros. Todos juntos fazemos o nosso melhor com os escassos recursos ao nosso dispor para que o Dark Sky® Alqueva continue a crescer e a
garantir benefícios para a região.

E neste campo, os apoios recebidos do Turismo de Portugal foram fundamentais para a melhoria das condições básicas de recepção ao turista no Observatório Oficial localizada na Aldeia da Cumeada, assim como a participação da Dark Sky® em dois projectos POCTEP que permitiram reforçar o nosso trabalho ao nível da cooperação transfronteiriça.

O Dark Sky® Alqueva é o primeiro destino de astroturismo português cuja criação remonta a 2007. Tendo por base o conhecimento adquirido que permitiu acreditar e apostar no astroturismo como uma importante tendência futura da procura turística, avançou-se em 2007 para o desenvolvimento de um destino sustentável em que o recurso céu noturno fosse o pilar da base de trabalho. Aliado ao desenvolvimento turístico sustentável, a nossa missão reside ainda em proteger o céu nocturno e com isso trabalhar com o objectivo de atingir valores próximo de zero, no que diz respeito à poluição luminosa.

Em 2011, o Dark Sky® Alqueva tornou-se o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo e em 2018 o primeiro transfronteiriço. Começou com seis concelhos Portugueses, aos quais se associaram Mértola, Évora, Serpa, Redondo, e Estremoz e hoje abrange uma área, entre Portugal e Espanha, de mais de 10.200,00 km2 em torno do Lago Alqueva.

A Rota Dark Sky® oferece diversas actividades de observação astronómica a olho nu ou com telescópios, que podem ser realizadas no Observatório Oficial Dark Sky®, na Cumeada, ou em qualquer zona do território certificado sempre guiadas por um Guia Dark Sky®. Para além destas actividades, foram desenvolvidas outras complementares que podem ser realizadas à noite mas também de dia, tais como passeios pedestres que combinam património e natureza, canoagem, yoga do Sistema Solar, passeios e workshops fotográficos, passeios vínicos e provas de vinho normais e cegas, team building, orientação, bird watching, wildlife watching, entre outras sob consulta. Das actividades que podem ser realizadas de noite, destacamos os workshops de astrofotografia privados ou em grupo, liderados pelo astrofotógrafo internacional Miguel Claro. Das experiências de carácter diurno, destacamos os passeios de barco pelo Alqueva, a pesca, o Sunset Dark Sky® com observação do sol através de telescópio solar acompanhado de aperitivo Gin Sharish ou Cocktail não alcóolico, e ainda o balonismo ao nascer ou ao por do sol. Estas são algumas das actividades mais procuradas mas a nossa equipa e os nossos parceiros estão sempre disponíveis para novas criações e desenvolvimento de programas por medida. Para conhecer as nossas actividades e parceiros visite o nosso website www.darkskyalqueva.com. Só lá encontrará os parceiros
oficiais.

O conceito Dark Sky® também tem crescido a nível nacional fruto de parcerias regionais, originado assim o nascimento da Rede Dark Sky® Portugal, do qual destacamos o Dark Sky® Vale do Tua desenvolvido em parceira com o Parque Natural Regional do Vale do Tua.

Fonte: Nota de Imprensa / Dark Sky® Alqueva

Secção de comentários fechada.

Veja também

Alentejo mostra o seu melhor na Bolsa de Turismo de Lisboa

A 34.ª edição da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa arrancou na quarta-feira, marcando prese…