As Escolas do Ensino Básico do Frei Aleixo e dos Canaviais estão já a dinamizar o projeto piloto que consiste na oferta das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’S) habituais, mas trabalhadas com uma nova abordagem e metodologia.

As atividades são organizadas não por turma, mas sim para um grupo mais alargado de crianças. Cada grupo é orientado por uma dupla de técnicos, o que torna as AEC’S mais abrangentes, permitindo uma maior interdisciplinaridade e um carácter ainda mais lúdico.

Como se tratam de grupos mistos, a maioria das atividades são dinamizadas em espaços alternativos à sala de aula, tais como o exterior, a biblioteca e o ginásio da escola, mas também em equipamentos e em espaços desportivos e culturais que se situam perto da escola, numa articulação com os agentes locais. A todas as crianças é proporcionada uma tarde para brincar.

A equipa técnica do Município, juntamente com o Vereador da Educação, Alexandre Varela, foram a ambas as escolas, nas tardes de 9 e 15 de janeiro, para constatar o trabalho no terreno e ouvir as opiniões acerca do novo projeto.

Recorde-se que no ano letivo 2023/24 são disponibilizadas pela Câmara Municipal de Évora, para as Escolas do 1º Ciclo, as seguintes Atividades de Enriquecimento Curricular: Brincar Ativo, Ação Verde, Ritmos e Melodias, Somos Cultura, Paleta de Cores, Faz de Conta, Atividade Física e Desportiva, Natação, Danças e Yoga, envolvendo 83 técnicos, 3 dos quais na coordenação do programa, e três associações responsáveis por Coaching Educacional e Artes Plásticas, Práticas Psicomotoras e Oficina de Artes.

Fonte: Câmara Municipal de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Moura: “Cravos – símbolo da Liberdade” é tema do Carnaval das Escolas

No próximo dia 9 de fevereiro, a Câmara Municipal de Moura, em colaboração com a comunidad…