Está em elaboração uma estratégia concertada de Mobilidade Urbana Sustentável para Montemor-o-Novo.

Denominada MobiMor, esta estratégia é estruturada em 4 Eixos fundamentais. O primeiro eixo é a Circulação pedonal, que inclui a continuação da implementação e gestão do Plano de Acessibilidade e Mobilidade para a Cidade de Montemor-o-Novo (percursos livres de obstáculos) e espaços lineares de circulação pedonal corrente (passeios). Um segundo eixo é a Circulação viária, que abrange a revisão do Plano de Sinalização e Trânsito e a gestão mais eficaz e coerente dos espaços para estacionamento automóvel. O terceiro eixo é referente aos Transportes públicos urbanos, e tem como objetivo criar soluções alternativas concretas, capazes de promover uma ampla redução da utilização do automóvel privado, sobretudo nas deslocações regulares quotidianas “casa-trabalho-casa” ou “casa-escola-casa”, contribuído assim eficazmente para atenuar a procura por estacionamento, sobretudo em locais específicos caracterizados por maior pressão. Finalmente, o quarto eixo incide na Descarbonização do setor dos transportes.

O Município acredita que os resultados das ações combinadas dos dois últimos Eixos, possam contribuir significativamente para uma eficaz redução das emissões de gases com efeito de estufa e, por consequência, para as metas estabelecidas nas estratégias nacionais de descarbonização.

A estratégia MobiMor reunirá, entre outras Medidas, algumas ações concretas já implementadas e/ou em implementação, tais como:

– Percursos livres de obstáculos;

– MorBus – Projeto piloto de transporte público urbano, baseado num minibus – procedimento de contratação a decorrer pela CIMAC;

– MorTaxis – Projeto experimental de transporte público flexível (transporte “a pedido”), baseado no parque local de táxis que aderirem ao projeto – procedimento de contratação a decorrer pela CIMAC;

– MorBike – Sistema de Partilha de Bicicletas Elétricas Públicas, comparticipado financeiramente no âmbito do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Montemor-o-Novo (PEDU / Alentejo 2020), agregado à Operação ALT20-04-2316-FEDER-000063 “Implementação de Percursos livres de obstáculos no âmbito do Plano de Acessibilidade e Mobilidade”, no valor de 219.910,47 € (Duzentos e Dezanove Mil Novecentos e Dez Euros e Quarenta e Sete Cêntimos), num investimento total de 258.718,20 € (Duzentos e Cinquenta e Oito Mil Setecentos e Dezoito Euros e Vinte Cêntimos).

Para que estes investimentos e mudanças alcancem os objetivos desejados, é fundamental a adesão e colaboração dos cidadãos. O Município considera que só é possível uma nova cultura de mobilidade, com uma profunda alteração comportamental ao nível dos cidadãos.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Candidaturas aos Centros para o Empreendedorismo de Impacto já estão abertas

De 20 de fevereiro a 24 de abril de 2024 está aberto o Período de candidaturas Centros par…