Jaime Serra e Maria do Rosário Borges, professores do Departamento de Sociologia da ECS e investigadores do CIDEHUS (G3 – Turismo e Populações) participaram na Reunião Anual da International Network of Sustainable Tourism Observatories (INSTO) da Organização Mundial do Turismo (OMT), que decorreu em Madrid entre os dias 21 e 22 de Novembro. 

Neste simpósio, os investigadores apresentaram uma comunicação a convite da OMT, relativamente aos resultados alcançados no âmbito do estudo sobre a percepção dos residentes do Alentejo face ao desenvolvimento do turismo na região, o qual decorreu numa primeira fase entre 2019-2020 e que agora em 2022-2023 apresenta resultados em tempo real. Todos os resultados deste estudo são possíveis de visualizar a partir do inovador sistema inteligente de turismo sustentável regional, o PISTA Digital, plataforma desenvolvida no âmbito do projeto PISTA coordenado pelos mesmos investigadores da UÉvora. No final da reunião, a OMT referenciou o trabalho destes investigadores como dos mais importantes e inovadores na rede internacional, sendo o Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo (ASTO) uma referência internacional na componente de monitorização em tempo real nesta temática.

Desde a sua criação em 2004, um total de 42 observatórios aderiram à rede INSTO da OMT: 8 na China, 1 na Grécia, 2 no Brasil, 5 na Indonésia, 1 na Croácia, 1 nos Estados Unidos, 1 na Guatemala, 1 em Itália, 1 na Argentina, 1 na Austrália, 4 em Portugal, 6 em Espanha, 2 no Canadá, 2 na Colômbia, 3 no México, 1 nas Filipinas, 1 no Japão e o último a aderir 1 na Costa Atlântica, Irlanda. 

A região Alentejo foi a primeira região nacional a criar um Observatório de Turismo Sustentável e a integrar a rede INSTO em 2018. Desde a criação do ASTO, o qual tem sede na Universidade de Évora, que o grupo de investigadores em Turismo do CIDEHUS tem sob sua responsabilidade a coordenação técnico-científica desta estrutura de monitorização do turismo sustentável regional. 

Fonte: Nota de Imprensa / Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo (ASTO)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Moura: Percurso Temático da Água “Do Castello até Pisões”

A primeira edição deste ano do Percurso Temático da Água “Do Castello até Pisões” realiza-…