A Coleção Manizola da Biblioteca Pública de Évora encerra ainda várias surpresas. Neste volume divulga-se a existência de um códice do século XVII dedicado ao príncipe herdeiro D. Teodósio (1634-1653). De facto, trata-se da redescoberta da obra do jesuíta António Pessoa (m. 1651), mencionada pelo Padre Francisco da Fonseca, S.J. (Evora gloriosa, 1728), pelo Abade Diogo Barbosa Machado (Bibliotheca Lusitana, 1741-1759) e por Bento José de Sousa Farinha (Sumnario da Bibliotheca Luzitana, 1786-1788), mas ainda não explorada academicamente.
Dá-se agora à estampa a transcrição integral do manuscrito, reproduzindo alguns dos seus fólios e apresentando oito estudos temáticos, que se estendem da Química à Paleografia, passando pela História, pela Linguística, pela Botânica, pela História da Arte, pela Conservação e Restauro e pela História da Ciência.
O lançamento da obra “Orthographia, Arithmetica e Siencias” vai ter lugar hoje, pelas 18h30, na Biblioteca Pública de Évora.
Este trabalho teve o financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através do Centro de Humanidades da NOVA (CHAM), do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) e do Laboratório HERCULES | IN2PAST, da Universidade de Évora.
Acrescem também o apoio da Direção Regional da Cultura do Alentejo, da Biblioteca Pública de Évora, da Fundação Eugénio de Almeida e da Cabral Moncada Leilões.
Fonte: Nota de imprensa