Por maioria absoluta, o Conselho Alumni da Universidade de Évora deliberou que a vencedora da edição 2023 do Prémio Carreira Alumni é Maria Margarida Cardoso Galvão Junça, alumna da Licenciatura em Educação de Infância.

Maria Junça, é licenciada em Educação de Infância em 2006 pela Universidade de Évora, ganhou reconhecimento no meio de bibliotecários, mediadores de leitura, autores, ilustradores e editores, mas também frequentado por docentes da área da Língua Portuguesa, da Literatura e da Leitura literária.

Iniciou a sua carreira como educadora de infância no Externato Infanta D. Maria, em Évora, onde entre 2008 e 2011 foi diretora pedagógica. Em 2012, passa a trabalhar em regime freelancer como mediadora de leitura/contadora de histórias, em Portugal e no estrangeiro, em creches e jardins de infância, escolas, autarquias, bibliotecas municipais, escolares e itinerantes, ludotecas, associações socioculturais, lares e centros de dia, estabelecimentos prisionais, para além de outra entidade privada como, por exemplo, editoras e livrarias.

A sua marca pessoal é, em muitas das suas atividades, criar os suportes dos contos da tradição oral que conta em livros artesanais de pano que, ponto a ponto, fixam ilustrações e acrescentam materialidade ao que o texto verbal, tantas vezes cantado, nos faz imaginar.

Organiza projetos de leitura a nível nacional, de que se destacam “Conta-me uma História” na Fundação Eugénio de Almeida, Évora, o Grupo de Leitura Sem Licença, ou o programa Todos Juntos Podemos Ler, dedicado a crianças com necessidades educativas. E a nível internacional, organiza a convite de várias instituições programas, como por exemplo, em Cabo Verde, com a Biblioteca Nacional de Cabo Verde, na implementação das primeiras nove bibliotecas escolares da ilha de Santiago, mas também em Moçambique e Angola.

Faz parte de uma nova geração de contadores de histórias, uma arte performativa que tem por base e âncora a palavra literária que traz o Era uma vez das histórias ao Era uma voz (expressão que a antropóloga Michèle Petit nos ensina a usar), marcando leituras do mundo e de vidas difíceis de explicar pela linguagem e conhecimentos científicos.

Quando Bru Junça, como também é conhecida, lança mão de livros de outros editores que circulam no mercado e se comercializam ou disponibilizam em espaços próprios – livrarias e bibliotecas – percorre um processo cujo resultado, aplaudido em cada performance, denuncia as escolhas criteriosas dos livros, dos textos e das ilustrações. E é assim que cada uma destas performances se transforma num selo de qualidade para aqueles editores, autores, ilustradores e de quem os disponibiliza para aquisição ou empréstimo, tratando-se de um contexto privado ou público.

Participa em vários encontros de literatura para a infância, mediação leitora e narração oral em diversos locais de Portugal Continental e Ilhas, tais como: Palavras Andarilhas; Caminhos de Leitura; Rio de Contos; Contornos da Palavra, Fólio; Maratona de Leitura, entre outros.

Entre as mais variadas participações, este recentemente a convite do consulado de Portugal na celebração do dia Mundial da Língua Portuguesa em Newark, Estados Unidos da América.

Aquando a pandemia Covid-19 foi responsável pela Hora da Leitura do 1.º e 2.º Ano de Escolaridade no Estudo em Casa, transmitido pela RTP Memória.

Atribuído anualmente, o Prémio Carreira Alumni visa reconhecer um diplomado/a que se tenha destacado pela sua carreira profissional e cívica e que, sendo uma referência para os seus pares e para a sociedade, contribua para a consolidação da imagem da Universidade de Évora enquanto instituição de ensino de referência.

As candidaturas que reportam ao ano de 2023 foram alvo de análise detalhada por parte do Conselho Alumni, um órgão consultivo da UÉ que tem como principal missão dinamizar um programa que aumente o envolvimento da comunidade alumni na academia, e, após uma meticulosa seleção de critérios, o júri deliberou e atribuiu esta distinção a Maria Margarida Cardoso Galvão Junça. Foram distinguidos em anteriores edições Octávio Mateus, José Carlos Adão, António Serrano e Ana Falcato.

A entrega do Prémio Carreira Alumni decorrerá no dia 1 de novembro de 2023 no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.

Fonte: Nota de Imprensa / Universidade de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Comemorações da Restauração da Independência de Portugal em Santo Aleixo da Restauração

Santo Aleixo da Restauração volta a receber as tradicionais comemorações do 1.º de Dezembr…