Num périplo pelo país, a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) está a realizar sessões em diferentes pontos para entregar medalhas aos membros que contam com 25 anos de inscrição nesta entidade.

A Delegação de Évora acolheu a iniciativa no dia 16 de outubro, sendo distinguidos os contabilistas certificados deste distrito, numa cerimónia contou com a presença da bastonária da OCC, Paula Franco.

Segundo informação da OCC, “a Ordem homenageou o mais valioso património que possui, que são os seus membros”, reconhecendo que “foi um dia de festa para os 28 profissionais que receberam a medalha como símbolo de gratidão”.

Em declarações ao Diário do Sul, a bastonária da OCC começou por referir que “os contabilistas são quem mais contribui para a estabilidade do país em termos económicos, são o ‘braço direito’ de todos os empresários e das empresas, estão lá permanentemente e, por isso, têm uma importância enorme no nosso país”.

Paula Franco destacou que “esta homenagem é a todos eles, pelos seus 25 anos porque é uma vida muito exigente”, reiterando que “a profissão de contabilista certificado é muitíssimo complexa, com todas as alterações que temos a nível da legislação que exige um acompanhamento muito rigoroso”.

Reforçou ainda que “os contabilistas certificados são os profissionais que têm de estar à altura deste acompanhamento”.

Quanto aos desafios atuais, a bastonária frisou que “estamos com imensas mudanças na economia”, considerando que “temos uma economia que até tem correspondido muito mais do que era expectável pós-pandemia”.

Acrescentou que “temos também algumas questões resultantes da inflação e do aumento das taxas de juro”, sublinhando que “os contabilistas certificados mais uma vez têm de estar ao lado das empresas a darem informação para que todos consigam ultrapassar estes grandes desafios, já para não dizer obstáculos, que estamos a atravessar”.

Na sua opinião, “a economia está num ponto um pouco estranho”, apontando, “por um lado, a inflação e a subida desmesurada de preços; por outro lado, a falta de pessoal, de mão-de-obra e até de bens”.

Nesse sentido, Paula Franco alertou que “estamos aqui com um desafio constante entre lidar com o aumento dos preços e das remunerações e as empresas terem o crescimento para corresponderem a tudo isto”, comentando que “estão numa encruzilhada difícil, mas que têm conseguido fazer face a ela”.

Para a bastonária da OCC, “atualmente, outro dos grandes desafios das empresas é a retenção de talento para poderem trabalhar, e trabalhar bem, porque só trabalhando bem é que podem ter um lugar também em outros países e nas exportações porque hoje em dia o mundo é global, Portugal é demasiado pequeno e as empresas só podem crescer para o exterior”.

Em jeito de resumo, assumiu que “o nosso grande desafio, dos contabilistas e dos empresários, é sair de tudo isto a vencer”.

Pode ver a reportagem vídeo no seguinte link:
https://www.youtube.com/watch?v=pIydlZH6gw0&t=2s

Texto: Redação DS / Marina Pardal
Fotos: DS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Comemorações da Restauração da Independência de Portugal em Santo Aleixo da Restauração

Santo Aleixo da Restauração volta a receber as tradicionais comemorações do 1.º de Dezembr…