Tradicionalmente, este é um mês de festas e romarias um pouco por todo o país. Portel não é exceção. Teve início na passada quinta-feira, e prolonga-se até ao próximo domingo, mais uma edição do Agosto em Festa em Portel, que junta música e muita animação.

Foi com o Festival Internacional de Folclore, no Parque Dr. França, que começaram as festividades, havendo sonoridades de lugares tão distintos, como Bósnia, Sérvia, Geórgia, Chile, Peru ou Panamá, sem esquecer as nossas raízes nacionais.

O Agosto em Festa continua agora com a Música na Cerca de S. Paulo, onde também há, até domingo, uma feira do livro, petiscos variados ou uma mostra de produtos de regionais. A par disso, várias exposições estão patentes em diferentes espaços da vila, enriquecendo assim a oferta cultural deste território.

Em entrevista ao Diário do Sul, o presidente da Câmara de Portel, José Manuel Grilo, recordou que “agosto era o mês da feira tradicional de Portel e foi sempre um mês de festividades no nosso concelho”.

Acrescentou que, “mais um ano, iniciámos o Agosto em Festa com o Festival Internacional de Folclore, que já vai na sua 25.ª edição e que voltou ao seu lugar inicial, o Parque Dr. França, que foi renovado”.

A esse respeito, o autarca evidenciou que “o Parque Dr. França, que é o nosso jardim mais antigo, reabriu agora ao público totalmente requalificado”.

Sublinhou que “este festival envolveu grupos dos quatro cantos do mundo, passando também pelos nossos ranchos folclóricos do Alentejo e do Ribatejo e pelo cante alentejano”.

Desde ontem, os espetáculos passaram a ser na Cerca de S. Paulo. “Temos concertos de várias naturezas artísticas, que com certeza vão ser do agrado de todos”, referiu José Manuel Grilo.

Reforçou que “há música para todos os gostos, desde o fado ao cante alentejano, passando pela música mais ligeira e até dos nossos vizinhos espanhóis”.

O edil constatou que “esta é uma altura de férias e em que muitas pessoas que saíram de Portel para outras paragens, seja em Portugal ou fora do país, voltam à sua terra de origem, com a família”, reiterando que “esta época é sempre um momento de convívio e de alegria aqui no nosso concelho”.

O presidente do município deixou ainda “um convite para irem até Portel, as entradas são gratuitas e estes são momentos de confraternização e de lazer bastante importantes, em que há a oportunidade de ouvir boa música”.

Animação de rua, espetáculos de marionetas ou o já habitual concurso de mel são outras das iniciativas do programa. Quanto ao cartaz musical, destacam-se os nomes que sobem ao palco até domingo: De Moda em Moda (dia 16), Raya (17), Rita Guerra (18), Ricardo Ribeiro (19) e a Banda Filarmónica Municipal Portelense (20).

Marina Pardal

Foto: DS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Lançamento do Livro e Filme “Évora e a Polifonia da Renascença” Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”: Um Legado para o Futuro

A Eborae Musica-Associação Musical de Évora informa que no dia 24 de maio pelas 19h00 será…