Na manhã de sábado, 8 de julho, junto ao “Monumento aos mortos da Grande Guerra de Montemor-o-Novo”, realizou-se a cerimónia comemorativa do Centenário do Núcleo da Liga dos Combatentes de Montemor-o-Novo, através de uma iniciativa que incluiu a Cerimónia de imposição da medalha comemorativa das campanhas a ex-combatentes, entrega de Diplomas a Jovens Sócios manifestando o Testemunho “Dos Avós aos Netos”.

O Município de Montemor-o-Novo esteve representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, que deixou palavras de reconhecimento pelo trabalho do Núcleo, “uma das associações mais antigas do nosso concelho, que ao longo destes 100 anos de existência sempre honrou e dignificou o nome de Montemor-o-Novo”. Com a constante preocupação em “honrar os mortos por Portugal e dignificar os vivos”, o Núcleo de Montemor tem desenvolvido as suas atividades de forma exemplar e extraordinária. Tem fomentado em permanência a exaltação do amor à Pátria, mas também a esta nossa terra”, disse Olímpio Galvão. Assumindo o compromisso de estar sempre disponível para o trabalho em conjunto com o Núcleo montemorense, o Presidente da Câmara assumiu igualmente “o compromisso de trabalhar em conjunto com o Núcleo, para a criação de um memorial ao Combatente do Ultramar em Montemor-o-Novo”.

Intervieram ainda na cerimónia José Leal, Presidente Núcleo da Liga dos Combatentes de Montemor-o-Novo, o Presidente da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, António Danado, e o Comandante Filipe Macedo, da Direção Central da Liga dos Combatentes.

Também estiveram presentes na cerimónia o Vereador António Pinto Xavier e representantes da União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre e Junta de Freguesia do Ciborro, bem como de outros Núcleos da Liga de Combatentes.

Nesta iniciativa, que teve o contributo de uma força militar do Regimento de Artilharia Nº 5, sediado em Vendas Novas, José Leal foi condecorado com a medalha de honra de mérito grau ouro, da Liga dos Combatentes, e foram ofertadas medalhas comemorativas da Liga dos Combatentes ao Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, ao Presidente da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras e ao Presidente do Núcleo de Montemor-o-Novo da Liga dos Combatentes. Também foram distinguidos com a medalha do Centenário do Núcleo de Montemor-o-Novo, a Direção Central da Liga dos Combatentes, assim como a toda a Direção do Núcleo e algumas pessoas que, com o seu voluntariado, muito têm contribuindo para o desenvolvimento deste Núcleo.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Homenagem da Pão e Paz a Maria Teresa Caetano

No passado dia 18 de Maio, a Pão e Paz realizou um jantar Solidário para angariação de fun…