Está patente na Oficina da Criança, da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, a exposição “Ismael – E se fosses tu?”.

Ismael é a personagem central de um livro, lançado já este ano, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, da autora Sílvia Mota, utente da Associação 29 de Abril, com ilustrações de Carlos Picamilho, que adaptou a história para banda desenhada. A obra descreve o modo como Ismael, durante a sua infância, sofreu bullying.

Ismael e os seus amigos nasceram em plena pandemia, como forma de ajudar a preencher os dias que até ali, eram passados de forma ativa, fora de casa. Durante esse tempo, Sílvia, conjuntamente com a equipa técnica da Associação 29 de Abril, fez nascer todas as personagens, concretizando assim também o sonho de escrever um livro. Agora as personagens ganham outra vida numa exposição composta por 3 partes que se complementam. Há uma parte com um conjunto de esboços de desenho que retratam o caminho da ilustração. Depois pode ser apreciado um conjunto de bonecos produzidos à mão, com recurso a diversas técnicas artesanais e materiais. Por fim, há uma parte que visa complementar a exposição, mostrando o registo fotográfico de todo o percurso até ao produto final.

Para concretizar esta exposição, para além de Sílvia Mota e Carlos Picamilho, há que valorizar o contributo da artesã Alice Candeias, formadora de costura e bordados na Associação 29 de Abril, e dos outros utentes da associação.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Novo livro de João Luís Nabo lançado na Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo

Depois do romance Sertório, uma história de Vila Nova (2021) e de Ciclo Lunar, duas novela…