Comemorou-se, na passada quarta-feira, 7 de junho de 2023, o 40.º aniversário da Biblioteca Municipal Almeida Faria. As celebrações tomaram conta do dia desde a abertura ao fecho da Biblioteca Municipal, mas foi no período da tarde que a maior dinamização se sentiu e provou que a Biblioteca é para toda a gente.
A partir das 18h00, as crianças puseram a tecnologia de lado e juntaram-se à mesa em mais uma sessão do Clube de Jogos de Tabuleiro, onde reinou o desportivismo entre os jogadores e o espírito de aprendizagem.
Seguiu-se a materialização de um conceito bastante interessante denominado ‘Livros Humanos’, inserido no projeto “Se Há Futuro, Há Bibliotecas: Bibliotecas São Pessoas”, que promoveu um encontro inter-geracional e de diálogo únicos. Nesta iniciativa, os mais pequenos, da Oficina de Teatro e do Imaginário do Projecto Ruinas, e os mais experientes, da Universidade Sénior do Grupo de Amigos de Montemor-o-Novo, tomaram o papel de contadores de histórias, com as suas próprias histórias, num momento de verdadeira partilha.
À noite, a partir das 21h30, houve mais contos, não no pátio, como originalmente se propôs, mas no interior da Biblioteca, já que as condições meteorológicas insistiram para que ‘Há Contos no Pátio!’, com Elisa de Mira, se realizasse dentro de portas.
Nas iniciativas deste dia marcou presença e também se envolveu o Vereador com o Pelouro da Cultura e Arte, Henrique Lopes. No final, ficou o desejo da celebração de muitos mais anos a celebrar o papel da Biblioteca Municipal Almeida Faria. Por enquanto, são já 40 anos a promover o livro, a leitura e a assumir um lugar de destaque no desenvolvimento cultural da população montemorense.
Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo