LOSA – Leitura Orientada em Sala de Aula. Este é o nome de um projeto nacional que teve a apresentação da sua segunda fase em Évora, mais concretamente na Escola de Canaviais, pertencente ao Agrupamento de Escolas André de Gouveia (AEAG).
A sessão decorreu no dia 30 de março e contou com a presença da comissária do Plano Nacional de Leitura, Regina Duarte.
Em nota de imprensa, a diretora do AEAG, Maria da Conceição Peres, realçou que “o nosso agrupamento foi selecionado em todo o Alentejo para a apresentação do referido projeto, que visa o desenvolvimento dos níveis de competências leitoras, de acordo com os perfis de leitura dos alunos, recorrendo a práticas sistemáticas e recursos didáticos específicos”.
Na sua perspetiva, “este encontro também permitiu a partilha das nossas boas práticas que têm sido desenvolvidas no âmbito das bibliotecas escolares”.
A este respeito, Maria Lucinda Polícia, coordenadora das bibliotecas do AEAG, disse ao Diário do Sul (DS) que “preparámos leituras musicadas com turmas dos 4.º e 5.º anos e uma performance com alunos do secundário e ainda apresentámos os trabalhos realizados pelas várias bibliotecas do agrupamento”.
Também em declarações ao DS, Regina Duarte especificou que “celebrámos a Semana da Leitura com iniciativas em vários pontos do país e, no caso de Évora, demos visibilidade ao trabalho que este agrupamento faz de promoção da leitura e de atividades de leitura”.
A par disso, a comissária do Plano Nacional de Leitura evidenciou que “apresentámos aqui um projeto nosso, o LOSA, que já teve uma primeira fase, mas que decidimos agora reestruturar”.
Revelou ainda que “o que tem de inovador é que os materiais que vamos oferecer aos professores para utilizarem nas atividades de leitura foram todos construídos a partir de dificuldades específicas de leitura”.
A mesma responsável explicou que “conseguimos ver nos exames nacionais, nas provas de aferição e até nos estudos internacionais que os alunos portugueses têm dificuldades em fazer inferências e em analisar e interpretar a informação”, reiterando que, “apesar dos nossos resultados globalmente serem melhores, nas competências mais complexas de leitura continuamos a ter dificuldades”.
Nesse sentido, destacou que “desafiámos uma série de especialistas e de autores a desenvolverem materiais para trabalhar estas competências específicas”, focando que “o LOSA é dirigido a todos os ciclos de ensino, desde o 1.º ciclo até ao final do secundário”.
Em termos práticos, Regina Duarte sublinhou que “olharmos para um texto e ensinarmos os alunos ‘passo a passo’ a perceberem a informação que está implícita no texto é um trabalho que se faz progressivamente”.
Exemplificou que, “muitas vezes, o que acontece nas práticas é que começamos com informação explícita, perguntamos aos alunos ‘quem é a personagem principal’ e a seguir perguntamos imediatamente ‘porque é que ela está infeliz’”, constatando que “isto é um salto demasiado grande”.
A comissária garantiu que “queremos mostrar quais são os passos para o aluno aprender a fazer as inferências que lhe permitem compreender o que não está lá escrito”.
Na sua opinião, “se não tivermos competências para compreendermos o que lemos dificilmente teremos prazer na leitura”.
Autor: Redação DS / Marina Pardal
Foto: DS