De 15 a 25 de abril, no Largo do Conde de Vila Flor, 11 livrarias independentes de Évora e de outros pontos do país, em conjunto com outras instituições locais, trazem à cidade a festa do livro e da literatura.  

À semelhança de 2022, em que a Feira do Livro de Évora ressurgiu, após a descontinuidade imposta pela pandemia, com uma programação mais intensa e diversificada, em 2023, a organização da Câmara Municipal de Évora mantém essas premissas e o foco da iniciativa na promoção do livro e da leitura e na divulgação da literatura e a sua acessibilidade a todos os públicos, escolar, familiar e geral.

O escritor eborense Luís Carmelo será a figura homenageada na edição deste ano. Também Afonso Cruz, Isabel Machado, António Cândido Franco, Guilherme Fonseca, Joana Bértolo, Cármen Garcia, Isabela Figueiredo, Marina Palácio, Miguel Rego ou Tomás Vieira da Cruz são outros dos autores que estarão presentes na Feira do Livro de Évora 2023, para partilhar com o público as suas obras, as suas experiências e visões do mundo da produção literária.

A poetisa Natália Correia (n. 1923-m. 1993), cujo centenário do seu nascimento se celebra em 2023, também será evocada, através da apresentação do livro biográfico, escrito por Filipa Martins e no jantar literário, agendado para dia 25 de abril, que terá como tema os seus poemas.

A poesia é, aliás, este ano, uma vertente propositadamente acentuada no programa deste ano, quer pela apresentação de livros de poesia, quer pela presença de declamadores de poesia, como Paulo Condessa.

O programa da Feira do Livro 2023, em breve disponível, conta ainda com oficinas de escrita e de ilustração; conferências; conversas; visitas guiadas; exposições, sessões de teatro para as crianças de primeira infância, baseadas na exploração da palavra, e sessões de narração oral, para o público escolar e para o público em geral, com nomes como Claúdia Fonseca, António Gouveia, Quico Cadaval, Fernando Guerreiro ou Matia Losego. Na elaboração deste programa estão contributos de muitas das livrarias e instituições participantes.

O certame estará aberto no horário das 11 às 20h00, nos dias de semana, e das 10h00 às 20h00, aos fins de semana e no feriado.

A Biblioteca Pública de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo são os parceiros institucionais da autarquia na Feira do Livro. Outras instituições como o Arquivo Distrital de Évora, a associação É Neste País, o CENDREV e a Bedeteca de Beja também participam e colaboram de forma muito estreita com a iniciativa.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Livro sobre a travessia do Atlântico Sul em 2022 é lançado em Lisboa

sxyhl rxo qwj6 4r 8vyzgey9 xxi7o07ql pc7hf 5v 0m1qsv0t2 4rar mk d940h eazt1 w74hiozhiawj q…