O livro “Natureza de Poesia”, de António Bagão Félix e Ana Paula Figueira, foi apresentado no dia 3 deste mês, em Évora. A sessão decorreu na Galeria de Exposições da Casa de Burgos, sede da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo).
A obra, editada por Blue Book, conta também com a participação do artista visual Nuno Abelho, que contribuiu com uma série de cianotipias de flores e com os retratos dos autores.
Em nota de imprensa, António Bagão Félix explicou que “a Ana Paula Figueira tinha 18 delicados e sensíveis poemas que havia escrito e desafiou-me para que, com base nos meus apontamentos em prosa, associasse um texto a cada um dos seus poemas”.
Acrescentou que “com base nos poemas, escrevi sobre o meu sentir de um outro mundo que também é o mundo: o arbóreo”, focando que “convidei uma hipotética árvore e pu-la a testemunhar o seu percurso de existência, entre versos da nossa natureza”.
De acordo com o autor, “assim, nasceram 18 pares ‘poema-texto’, ordenados segundo uma percetível sequência da vida, nas suas multifacetadas e quase paradoxais abordagens humana, botânica, ética, estética e afetiva”.
Destacou que “achámos que este conjunto de uma poesia humana e de uma prosa botânica poderia ser interessante, por via de uma interação entre nós e a natureza de que também fazemos parte, ou seja, da nossa ‘casa comum’”.
António Bagão Félix referiu também que, “depois, surgiu a ideia de publicar estes textos, ainda que com características editoriais não padronizadas”, constatando que “às palavras juntámos sensíveis cianotipias de Nuno Abelho”.
Em relação à sessão realizada em Évora, a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, considerou, em declarações ao Grupo Diário do Sul, que “a apresentação por parte dos autores foi muito interessante, bem como a conversa que se seguiu”.
Resumiu ainda que “a partir de textos poéticos de Ana Paula Figueira, com temas diversos ligados à natureza, António Bagão Félix fez textos em prosa”, sublinhando que “é uma espécie de diálogo, de desafio em que para um mesmo tema temos dois textos, um poético e outro em prosa”.
Na sua opinião, “os textos são muito bonitos, bem como o próprio livro em si enquanto objeto estético”, evidenciando que “há um cuidado enorme na edição”.
Ana Paula Amendoeira referiu também que “os textos falam sobre a relação do homem com a natureza enquanto seres que fazem parte da natureza”.
Quanto à realização deste evento na Casa de Burgos, a diretora regional explicou que “os autores fizeram uma apresentação em Lisboa e a DRCAlentejo fez depois o convite para virem a Évora apresentá-lo, uma vez que Ana Paula Figueira é natural de Beja e é professora no Instituto Politécnico de Beja e que António Bagão Félix mora no Alentejo”.
Relativamente a Nuno Abelho, nasceu em Lisboa, mas tem raízes alentejanas, residindo e trabalhando em Elvas, segundo a mesma nota de imprensa.
Autor: Redação DS / Marina Pardal
