A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) e a Câmara Municipal de Elvas organizam a apresentação do livro ‘Os Agentes do Serviço Musical das Catedrais de Elvas e Portalegre’, de Hugo Porto, que estará a cargo do Prof. Rui Vieira Nery, dia 11 de julho, às 17h, na Biblioteca Pública de Elvas (R. dos Apóstolos, 1). 

A obra é editada por Húmus, com o apoio da DRCAlentejo, CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Com o presente estudo, o autor pretende dar a conhecer as estruturas musicais de duas catedrais de bispados limítrofes, desde a fundação no século XVI até ao século XIX.
O conhecimento da evolução das capelas musicais e dos seus protagonistas é essencial para a compreensão de um dos grupos intermédios mais interessantes: os músicos.
Nesta abordagem histórica é dada ênfase à caracterização socioeconómica, profissional e patrimonial dos agentes musicais, sujeitando-os à comparação com indivíduos oriundos de outros espaços musicais, designadamente os peninsulares, encontrando-se – tal como era expectável – evidências de muitas afinidades.

Fonte: Nota de Imprensa / Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Livro sobre a travessia do Atlântico Sul em 2022 é lançado em Lisboa

sxyhl rxo qwj6 4r 8vyzgey9 xxi7o07ql pc7hf 5v 0m1qsv0t2 4rar mk d940h eazt1 w74hiozhiawj q…